A população de Itaboraí já está vivendo o clima de festas do fim de ano, com a chegada da “Vila Encantada de Natal” uma parceria da Enel e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Itaboraí. O evento proporcionou a população diversas atividades gratuitas, além de resgatar as tradições natalinas na cidade.
A programação iniciou com uma apresentação da Banda da Guarda Municipal juntamente com os alunos do Projeto Educasom. Com um repertório especial destacando músicas no estilo natalino, na ocasião também ocorreu a encenação do espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal – A magia que ilumina” ressaltando os símbolos do natal como o papai Noel, Árvore de Natal, Duende, Estrela, e Boneco de Neve. Além da exibição do curta metragem da Disney “Olaf– em uma aventura congelante”, um filme que relata sobre uma rena que precisava salvar o natal e resgatar as tradições de fim de ano.
A diretora geral do projeto, Priscylla Mesquita, relatou que o propósito do projeto é levar a mensagem de amor e esperança a todos. “A vila é um projeto lúdico e pedagógico que ao mesmo tempo diverte e sensibiliza as pessoas de uma forma simples, como o espetáculo que temos no projeto. Assim cultivamos o amor e os princípios natalinos, formando uma reflexão não só nesta época de Natal, mas no resto do ano”, disse Priscylla.
Nesta segunda edição, a Vila Encantada de Natal recebeu uma nova atração, o Globo de Neve Gigante. Uma réplica dos globos de cristal com neve, para interação com o público, para que pais e filhos possam tirar fotografias dentro da novidade. Também ocorreu na Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa a oficina de enfeites natalinos com materiais recicláveis, mobilizando todos os artesões, em um mutirão coletivo para produzirem enfeites e decorações para inauguração natalina na Praça Marechal Floriano Peixoto.
“Gostei muito das brincadeiras, foi divertido. Levei a minha carta para o Papai Noel e tirei foto com ele. Desejo que o Natal de toda criança seja feliz e com muitos brinquedos também”, ressaltou Rebecca Duarte, 10 anos.
Simultaneamente a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo em comemoração aos seus 145 anos e em parceria com a Vila Encantada de Natal ofereceu através das contadoras de histórias Susana Braga e Bianca Barboza diversas histórias com temas natalinos aos mais de 400 alunos e visitantes que passaram por lá durante o dia de festividade. As violinistas Gabriela Fernanda Oliveira, Jessica Cristina Oliveira e Vangelina Pinto realizaram uma apresentação cheia de música e alegria aos presentes e ainda uma oficina de artes.
O antigo prédio da Câmera Municipal abrigou a Casa do Papai Noel, aonde as crianças tiraram fotos, entregaram suas cartinhas e ainda ganharam presentes. As equipes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Saúde estiveram presentes realizando informações sobre os programas sociais e aferição de pressão e orientação médica, respectivamente. Já a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo distribuiu mudas de plantas e exposição de enfeites natalinos recicláveis. Na quadra Praça Marechal Floriano Peixoto os professores do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) fizeram um dia recheado de atividades recreativas.