unnamed

Foto/Divulgação

Reprodução do mosquito Aedes aegypti e casos de doenças estão sob controle em São Gonçalo

A dengue está sob controle em São Gonçalo com o Índice de Infestação do Aedes aegypti (Liraa) em 0,8, considerado como baixo risco de contaminação. Um dos fatores do controle é o trabalho de pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – durante todo o ano. As ações constantes são realizadas pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa) em todos os bairros. 

Outro trabalho realizado pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental é a visitação nas casas pelos agentes de controle das arboviroses, que orientam os moradores sobre os possíveis criadouros do mosquito e como eliminá-los. Os agentes também aplicam larvicidas em ralos, caixas d’água, tonéis, calhas e onde mais pode ser um local para a reprodução do mosquito. Se encontram larvas, fazem a eliminação e/ou aplicam larvicidas, colocam telas nas caixas d’água e armadilhas para capturar os ovos, larvas e mosquito adulto.

Apesar do trabalho, os agentes ainda encontram focos nas residências e comércios, principalmente em caixas d’água sem tampas. A população também precisa colaborar, vigiar e eliminar, constantemente, os locais que facilitam a reprodução do mosquito (principalmente acúmulo de água limpa) e os seus focos. 

Para manter a casa longe dos vetores, é importante limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, colocar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos, manter tonéis e latões fechados. Vale lembrar que qualquer gota d’água pode se tornar criadouro do mosquito.

A Vigilância Ambiental também tem o pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os pedidos são atendidos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446.            

Programação da pulverização de inseticidas

  1. Segunda-feira (7): Arsenal, Eliane, Ieda, Lindo Parque, Santa Luzia e Nova Cidade
  2. Terça-feira (8): Engenho do Roçado, Ipiíba, Rocha, Tribobó, Mutuapira e Cruzeiro do Sul
  3. Quarta-feira (9): Rio do Ouro, Pacheco, Estrela do Norte, Novo México e Trindade
  4. Quinta-feira (10): Várzea das Moças, Jardim Tiradentes, Lagoinha, São Miguel, Barro Vermelho, Luiz Caçador e Recanto das Acácias
  5. Sexta-feira (11): Maria Paula, Jardim Miriambi, Zé Garoto, Centro, Santa Catarina e Antonina 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *