Encontro vai acontecer na Câmara Municipal, das 10h às 13h
Com o objetivo de conhecer mais de perto as principais demandas de cada região para alinhar o trabalho e atender a população de forma mais eficiente e eficaz, a Fundação Leão XIII, ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, vai realizar, nesta quinta-feira, dia 11, por meio de sua Diretoria de Promoção Social do Interior , mais uma ação do projeto “Fundação Leão XIII no Interior”, desta vez em Vassouras. O encontro vai acontecer na Câmara de Vereadores, que fica na Rua Barão de Capivari, nº 20, Centro, às 10h.
A proposta é percorrer, ao longo dos meses de março e abril, os Polos de Articulação Regional (PAR) da Fundação Leão XIII espalhados pelo interior do estado. Cada PAR agrega Núcleos de Atendimento ao Atendimento (NAC). O Polo de Vassouras, por exemplo, agrega os municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Três Rios, Mendes, Sapucaia, Paraíba do Sul, Areal e Comendador Levy Gasparian.
– A ideia é mobilizar uma aproximação com as unidades de atendimento, a partir da necessidade de investirmos numa política de atuação mais assertiva para garantir atendimento de qualidade e condições dignas de trabalho nas unidades da Fundação Leão XIII, dois pilares muito importantes que se complementam – destaca a presidente Andrea Baptista.
Retrato das Bases – Em 2020, a Fundação Leão XIII criou o documento chamado “Retrato das Bases: Diagnóstico das Unidades de Atendimento” que contempla um estudo aprofundado das estruturas físicas, as necessidades e os anseios da cada um dos 38 Centros Sociais, 6 Polos da Região Metropolitana, 64 Núcleos de Atendimento ao Cidadão e 12 Polos de Articulação Regional, inseridos nas Diretorias de Promoção Social.
A proposta dos encontros regionais é também reunir gestores municipais e lideranças comunitárias, a fim de criar uma rede integrada para debater as demandas de cada localidade, acerca dos serviços oferecidos pela Fundação Leão XIII, com isenção para documentação civil, orientações para o Vale Social e integração sociocomunitária. Na próxima terça-feira, dia 16, será a vez de Teresópolis, na Região Serrana. Angra dos Reis, na Costa Verde, foi o primeiro município contemplado pela ação.