Cerca de 20 expositores, entre produtores agroecológicos e artesãos, estão entre os confirmados
Neste domingo, 17 de dezembro, de 10h às 17h, acontecerá a primeira edição da Feira de Várzea das Moças, que está sendo realizada em parceria com a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade. A iniciativa, que tem como apoiadores o Colégio Colabore a PRESERV, faz parte do movimento de apoio aos produtores agroecológicos locais, incentivando a produção sustentável e fortalecendo a economia da comunidade do bairro, localizado na Região Oceânica de Niterói. Serão comercializados uma variedade de produtos frescos, artesanato local e experiências sustentáveis.
“As inscrições para os expositores são gratuitas. A ideia de promover a feira surgiu com o intuito de celebrar a produção local e contribuir para um futuro mais verde”, afirma Mayara Pitta, moradora do bairro e organizadora do evento, que é gratuito e aberto ao público.
Muito mais do que “o ponto final do 46”
Conhecido como ponto final de uma importante linha de ônibus de Niterói, o conhecido 46, o bairro de Várzea das Moças é um dos locais da cidade que mais recebe visitantes, graças ao constante fluxo de pessoas que visitam o Monte das orações, que fica localizado no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset). O Monte, que tem aproximadamente 5 mil metros quadrados, foi a área do Peset que mais recebeu visitantes em 2022: 182.576 fiéis, desbancando até a famosa trilha do Costão em Itacoatiara.
“O lugar é conhecido por receber mais de 10 mil visitantes por mês, muitos com intuito religioso, e outros para apreciar a natureza que cerca a nossa região. Várzea das Moças é um bairro ainda preservado e com muito verde, um privilégio que devemos valorizar”, completou Mayara.
A primeira feira de Várzea conta com o apoio do Colégio Colabore, que cedeu a quadra poliesportiva da escola para a realização do evento. Localizado no bairro há mais de 10 anos, o Colabore é uma escola inovadora, fundamentada em valores e princípios cristãos, com projeto bilíngue, educação ambiental e metodologias de aprendizagem ativa, que atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2.
“Um dos pilares fundamentais do Colégio Colabore é a educação ambiental. Promovemos projetos contínuos de estímulo à consciência ecológica, buscando não apenas uma aprendizagem teórica, mas mudanças de hábitos que contribuam para um mundo melhor. Dentro dessa concepção “verde”, a escola sempre apoiou iniciativas colaborativas e que visam a sustentabilidade, como essa”, afirmou a diretora pedagógica, Mariana Luz.
A iniciativa também conta com o apoio da Preserv (Associação de Preservação Ambiental de Várzea das Moças), criada em 2012 e que atua de forma efetiva e incansável em defesa do meio ambiente, da segurança e de melhorias para Várzea das Moças.
Expositores confirmados:
Bazar Madames Formosas – moda sustentável e circular
Feito em Casa – refeições congeladas ou prontas para saborear na hora. Cantina do Colégio Colabore e fornecem lanches saudáveis para os alunos e professores, além das refeições caseiras.
Vovó Paty Delicias – temperos e panetones artesanais.
Feito à mão crochê – bolsas e cachepôs de crochê, feitos à mão.
Alê Fazendo Arte – acessórios para esporte, bags diversas, impermeáveis, térmicas e peças úteis para o lar, além de cosméticos e bijuterias. Trabalham com a técnica Upcycle, que é moda regenerativa em reaproveitamento têxtil, reutilizando materiais que seriam descartados, os transformando em um novo produto e de qualidade.
Jorceadade Confeitaria – confeitaria totalmente artesanal.
Christine Góes Objetos – objetos em material natural. Os acessórios e as bijus são produzidos com a reutilização de madeiras tais como: Jacarandá, Pinho de Riga, Pau Brasil e outros. A ideia é unir os conceitos de joalheria e sustentabilidade criando peças únicas.
Brotos da Biga – brotos comestíveis e clorofila. Os produtos têm ótimos benefícios para a saúde. São fonte de vitamina C, ajudam a melhorar a digestão, fortalecem o sistema imunológico com ação antioxidante e muito mais.
Ilda Sena – produtos de cuidado com a pele e corpo.
Sophia Porto Acessórios – acessórios como phone strap, cordões, pulseiras, brincos, tudo feito à mão.
Cervejaria Centenária Beer – microcervejaria artesanal familiar, localizada no Sítio das Pedrinhas, em Várzea das Moças.
Muriqui mudas – mudas, biofertilizantes e cogumelos. Assessoria técnica em gestão e educação ambiental, bem como, planejamentos para pequenos produtores agroecológicos.
Fazendinha Nossa Terra – alimentos de forma sustentável e orgânica.
Aicram Ateliê – atêlie têxtil e acessórios criativos que tem como DNA as cores vibrantes e os detalhes manuais. Cangas, saída de praia, bolsas, salva óculos, necessaire, além de coleção para o Carnaval.
Solange Veiter – acessórios
Rachel Carvalho – consultora de bem estar da dōTERRA, uma empresa de saúde integrativa e bem estar e a líder mundial do mercado global de aromaterapia e óleos essenciais.
Jéssica Carvalho Art – quadros decorativos.
Apiário Manancial – manejo e manutenção das abelhas africanizadas.
Camisaria Gospel – roupas com material 100% algodão.
Choripan – sanduíche artesanal, típico da Argentina e Uruguai.
Arte em Barro Artesanatos – trabalho com cerâmica, 100% artesanal.
SERVIÇO:
PRIMEIRA FEIRA DE VÁRZEA DAS MOÇAS
DATA: DOMINGO, 17 DE DEZEMBRO
HORA: 10 ÀS 17H
LOCAL: QUADRA DO COLÉGIO COLABORE
ENDEREÇO: ESTRADA MARINO NUNES VIEIRA, 440. VÁRZEA DAS MOÇAS
MAIS INFORMAÇÕES: @FEIRA.VARZEADASMOCAS
ENTRADA GRATUITA
Fonte: Débora Rolando