Terceiro dia de operação contou com agentes do Segurança Presente ampliando o patrulhamento. Bombeiros, aguadeiros da Cedae e técnicos do Procon-RJ ofereceram serviços fora do estádio
Os fãs da cantora Taylor Swift que não puderam assistir à apresentação de sábado (18/11), adiada para esta segunda-feira (20), contaram com a operação conjunta de serviços montada pelo Governo do Rio, com o esquema ampliado. O terceiro dia de operação contou com agentes do programa Segurança Presente, além de Bombeiros, aguadeiros da Cedae e técnicos do Procon-RJ atuando no entorno do Estádio Nilton Santos, o Engenhão.
O plano especial foi determinado pelo governador Cláudio Castro após a forte onda de calor que atingiu o estado desde a última quinta-feira (16). O objetivo foi a garantia do bem-estar dos presentes, promovendo saúde, segurança e tranquilidade para os fãs.
– Chegamos ao terceiro dia de operação com um cenário positivo, com agentes públicos comprometidos em assegurar que este último show no estádio fosse realizado com mais conforto e bem-estar para todos os presentes. Nossas equipes estão totalmente mobilizadas para garantir que tudo esteja sob controle, proporcionando uma festa segura e feliz – pontuou o governador Cláudio Castro.
Para a operação desta segunda-feira, a Defesa Civil manteve de plantão os recursos para amenizar o calor utilizados no sábado, como os carros-pipa para molhar e refrescar o público, o que não foi necessário. Já o Segurança Presente reforçou o 3° BPM (Méier) com 10 viaturas para policiamento ostensivo, que iniciaram o patrulhamento às 15 horas.
Garantindo os direitos do público consumidor, fiscais do Procon-RJ estiveram no Engenhão para verificar a estrutura oferecida pela produção do evento, verificando a oferta de água potável gratuitamente para os fãs e confirmando os parâmetros de segurança e as regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
Segurança e atendimento de emergência
A operação especial manteve o esquema de policiamento com mil homens e mulheres da Polícia Militar que, somados aos 60 agentes do Corpo de Bombeiros, promoveram segurança e atendimento de emergência quando necessário. A estrutura contou com 17 viaturas, incluindo 5 caminhões de água e ambulâncias.
A distribuição gratuita de água potável e gelada pela Cedae mobilizou 15 aguadeiros, que serviram as pessoas em bombonas de 10 litros cada. A equipe reabastecia assim que os galões esvaziavam, para oferecer hidratação adequada ao público.
Os serviços de atendimento de emergência, como o Samu-RJ e a Secretaria de Estado de Saúde, também marcaram presença, mesmo com a queda na temperatura, o que resultou num total de atendimentos reduzido em comparação aos outros dias de operação. As principais causas de atendimento foram casos de mal súbito, ansiedade e alterações de pressão arterial.
Garantia do Direito do Consumidor
De acordo com o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor, os fãs da cantora Taylor Switf que não puderam ou optaram por não comparecer ao show remarcado para esta segunda-feira têm o direito de pedir o dinheiro dos ingressos de volta, já que a alteração da data do evento foi realizada pelo fornecedor.
A empresa organizadora disponibilizou em seu site um link para o consumidor solicitar o reembolso do ingresso para o show adiado do último sábado (18/11). O Procon-RJ alerta que o Código de Defesa do Consumidor não prevê limitação para o pedido de solicitação do reembolso, como divulgado pela organização do evento.
– O prazo indicado pela empresa não é razoável. Muitos consumidores estão em deslocamento, retornando de viagem, com acesso à internet reduzido. A organizadora não pode estabelecer procedimentos que dificultem o exercício dos direitos assegurados pelo CDC – orienta o presidente do órgão de defesa do consumidor, Cássio Coelho.