Universidade é credenciada pelo STE como observadora eleitoral
Hoje domingo, 2, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), através do seu Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (Nepedi), vai divulgar dois relatórios – um às 13h, e outro às 18h – com informações sobre o andamento do pleito em dezenas de locais de votação no Brasil, nos quais haverá observadores vinculados ao Nepedi.
Os relatórios apresentarão, de forma resumida, informações sobre, por exemplo, como foi a abertura das urnas, se todos os critérios foram preenchidos e se houve algum incidente.
A Uerj é uma das oito instituições públicas e privadas credenciadas pelo Superior Tribunal Eleitoral (STE) para atuar como observadora eleitoral. O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento do processo das eleições.
Essa foi a primeira vez que a Justiça Eleitoral publicou um chamamento para missões nacionais, prática já adotada por outros países e recomendada pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O coordenador do Nepedi, Raphael Carvalho de Vasconcelos, conta que já participou de missões na Bolívia e na Venezuela e destaca os benefícios para a população.
“Para o Brasil, é bom em várias dimensões, pois há uma equipe isenta que pode dar um diagnóstico denso de como funciona o nosso sistema eleitoral”, explica Vasconcelos.