Cantora de jazz e de música latino-americana Indiana Nomma apresenta o show “Tributo Oficial a Mercedes Sosa: a voz dos sem voz”. O repertório foi selecionado do álbum homônimo ao espetáculo – o sexto de sua carreira – lançado em 2022, em todas as plataformas digitais – e que agora chega ao palco do Teatro Ipanema, no Rio, dia 08, quinta-feira, às 20h, R. Prudente de Morais, 824 – Ipanema.
Nesse show, com duração de uma hora e quinze minutos, Indiana Nomma – nascida em Honduras, tem dupla cidadania, também brasileira – vai interpretar 10 clássicos imortalizados na voz da cantora argentina Mercedes Sosa, dentre eles: “Gracias a la vida”, (Violeta Parra) “Volver a los 17”, (Violeta Parra), “Canción con Todos”, de Silvio Rodriguez, “Los hermanos” (Atahualpa Yupanqui) e “Años” (Pablo Milanés). Muitas dessas canções são conhecidas do público carioca, uma vez que Mercedes Sosa foi muito popular no Brasil nas décadas de 1970 e 1980, quando se tornou amiga de muitos artistas brasileiros, que chamaram a atenção para a beleza de seu canto e gravaram em duo ou fizeram participa ção em shows com ela, alguns deles: Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Fagner, Vinicius de Moraes, Elis Regina, Beth Carvalho. Em uma de suas últimas vindas ao Brasil, em 2007, Mercedes Sosa dividiu o palco com Maria Rita, em São Paulo.
Indiana Noma acaba de ser reconhecida pelos herdeiros da cantora Mercedes Sosa (1935-2009) como a intérprete oficial da cantora argentina no mundo. E recebeu a chancela da Fundación Mercedes Sosa e o apoio dos netos da artista, Agustin Matus (vide declaração abaixo) e Araceli Matus, que cederam o cenário para o show. Outra novidade é que, após esse show no Rio de Janeiro, Indiana seguirá em uma turnê pelo interior fluminense, Valença, Niterói em seguida se apresentará em São Paulo, Brasília, (em julho, mês dos festejos pelo aniversário de nascimento da homenageada) e o encerramento da temporada será em Buenos Aires, Argentina, em novembro. Atualmente Indiana está se dedicando a elaboração do roteiro de um documentário com os registros dos show e bastidores desse projeto, que será dirigido por Patrício Macedo, que será lançado em 2024, quando estão previstos uma série de celebrações para marcar os 15 anos sem Mercedes Sosa, falecida em 2009 depois de deixar um legado.
Indiana Nomma tem seis CDs produzidos e lançados desde 2015, dos quais dois, o Cd Unexpected e o Lessons in Love, foram finalistas do 27°e 29° Prêmio da Música Brasileira em 2016 e 2018 e o “Indiana Monna” foi top 10 em vendas em Israel no iTunes em 2017.Ela está comemorando 27 anos de carreira e nesse período já se apresentou com artistas como: Milton Nascimento, Daniela Mercury, Leny Andrade, Bruno Arias (Argentina), Ananda Jyoti (Índia), entre outros e abriu shows de Glória Gaynor, Billie Paul, Ney Matogrosso, Jorge Aragão, Alceu Valença, entre outros.
Nascida em Honduras – Indiana Nomma tem cidadania brasileira – por causa do exílio do pai, o sociólogo baiano Clodomir Santos de Morais que foi expatriado durante a ditadura militar de 1964, ela morou no México, Nicarágua, Alemanha Oriental e Portugal. Desde criança Indiana Nomma estudou música erudita e em casa escutava as canções de Mercedes Sosa, cantora considerada uma das mais famosas na América Latina, mas também conhecida pelo seu ativismo de lutas contra opressões aos povos vitimas de governos totalitários. Bravura que custou a Mercedes Sosa a prisão e o exílio na Europa durante a ditadura militar na Argentina, em 1979. Indiana veio morar no Brasil aos 12 anos, após a Anistia, ocasião em que iniciou seus estudos de piano e desde então, há 23 anos está em cartaz com o projeto “Mercedes Sosa: a Voz dos Sem voz” se apresentando em teatros e festivais no Brasil, Alemanha, Itália e Argentina
Indiana Moma é conhecida pela versatilidade em vários estilos, que se apresenta em seus shows: jazz, bossa nova e música latino-americana, utilizando sua bagagem lingüística, cultural e política com repertórios em inglês, português, espanhol e até alemão.
Declaração de Agustin Matus, Produtor Cultural e neto de Mercedes Sosa
“Fiquei impactado quando conheci o trabalho da Indiana Nomma e desde então a admiro muito e agradeço. Além das nossas histórias familiares se cruzarem, por terem suportado as ditaduras, o exílio, etc., é através do nível cultural, dos arranjos, da interpretação, vestuário e os cartazes cedidos pela Fundación Mercedes Sosa, que o show que Mercedes Sosa: A Voz dos Sem Voz” que Indiana Nomma apresenta, se torna o tributo oficial a Mercedes Sosa”
Serviço:
Show “Tributo Oficial a Mercedes Sosa: a Voz dos Sem voz”, com Indiana Nomma
Dia 8/08, quinta-feira, às 20 horas, no Teatro Ipanema (Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema).
Censura: 14 anos.
Ingressos: antecipados (Sympla). R$ 40,00 (meia) na bilheteria, somente em dinheiro a partir das 18h. Informação.: (21) 9.8442-4035 ( WhatsApp).