A secretaria de Educação de Rio Bonito, através do Departamento de Programas e Projetos da SEME, aderiu ao Programa Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. Três escolas municipais de Boa Esperança foram contempladas: Ângelo Longo, Maria Thereza Chehab de Carvalho e Dr. Kingston Guimarães de Souza Motta. Com a implantação do programa foi disponibilizado acesso aos recursos educacionais digitais (laptop) e incentivo à produção, aquisição e socialização de recursos entre as redes de ensino. O programa, uma parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, pretende universalizar o acesso à internet de alta velocidade via satélite nas escolas rurais, a formação de professores para práticas pedagógicas mediadas pelas novas tecnologias, além de incentivar o uso de conteúdos educacionais digitais em sala de aula. A adesão também prevê o oferecimento de cursos de formação sobre o uso da tecnologia em sala de aula para os profissionais de ensino.
Educação Online – A adesão ao programa vem sendo comemorado pelos colégios. A diretora da escola Ângelo Longo, Valéria Alves Martins, aproveitou a implantação do programa para estruturar a sala de informática da escola, que conta com 10 computadores e TV com acesso internet, e melhorar o atendimento que feito aos 190 alunos da escola. O mesmo serviço também vem sendo feito na Dr. Kingston Motta, quem também vem investindo uso de informática como suporte ao ensino. “O uso da internet como ferramenta pedagógica é muito importante para o aprendizado e desenvolvimento do aluno. É uma ferramenta muito eficaz também para o professor, já que auxilia e complementa todo o conteúdo que é dado dentro da sala de aula”, explica a diretora. A programação atende à Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, que pretende garantir oportunidades para os estudantes, por meio de uma educação inovadora e conectada com as novas tecnologias. “Hoje, tudo gira em torno da internet. A adesão ao programa é fundamental para o desenvolvimento do ensino, principalmente para as escolas da zona rural, que agora tem à disposição recursos educacionais digitais, utilizados por meio da rede mundial de computadores”, afirmou a Coordenadora do Departamento de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Mônica Magrini.
Novo Aplicativo – O Ministério da Educação também lançou um aplicativo para ajudar diretores, professores e alunos a medir o uso da tecnologia nas escolas. Trata-se do Educação Conectada, gratuito e disponível a todos no Google Play e Apple Store. O aplicativo identifica, por meio de perguntas simples, o grau de adoção de tecnologia na sala de aula e o quanto ela está contribuindo para a melhoria do processo de ensino. O aplicativo foi desenvolvido pelo MEC, no âmbito do Programa de Inovação Educação Conectada. Texto/Colaboração: Denilson Santos. Fotos/Divulgação: Galileu