TIAGO LEIFERT E DAIANA GARBIN REALIZAM A 3ª EDIÇÃO DA CAMPANHA “DE OLHO NOS OLHINHOS” COM ATIVIDADES NO RIO DE JANEIRO E EM NITERÓI
No Dia D da campanha, em 21 de setembro, médicos e outros profissionais de saúde irão participar de ações de conscientização sobre o retinoblastoma em nove shoppings cariocas
O dia 21 de setembro é a data de mobilização nacional da terceira edição campanha “De Olho nos Olhinhos“, criada pelos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert, que tem o objetivo de conscientizar sobre os sinais e sintomas do Retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos. No Rio de Janeiro, o evento informativo ocorrerá em horários variados nos Shoppings Tijuca, Bangu, Caxias, Norte, Carioca, Recreio, Grande Rio e Via Parque. Além da capital, a cidade de Niterói também receberá atividades da campanha no Shopping Plaza Niterói. Os endereços e horários estão disponíveis em: bit.ly/deolhonosolhinhos24 .
Aos 11 meses a filha do casal, Lua, foi diagnosticada já num estágio avançado da doença. Os pais decidiram falar publicamente sobre o diagnóstico para que outras famílias consigam chegar ao tratamento mais rapidamente do que Tiago e Daiana conseguiram com a pequena Lua. A campanha virou ONG para não só promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhando na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e chegar aos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado.
“Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental fazer a informação chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos olhinhos. Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez”, afirma Tiago. Daiana adverte: “Ficar atento a sinais como um reflexo branco nos olhos, conhecido como “olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças oculares. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida das crianças”.
Mais de 150 milhões de brasileiros foram impactados ano passado e apesar do enorme alcance da campanha em 2023, Tiago e Daiana querem ir mais longe, uma vez que casos avançados seguem aparecendo nos centros de referência. No Hospital do GRAACC, referência no tratamento da doença, cerca de 12 a 15% dos novos casos de retinoblastoma são extraoculares, ou seja, escaparam de dentro do olho. “Quando diagnosticado precocemente, e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%, mas a grande preocupação é quando demoramos muito para detectar e esse tumor sai do olho, surgindo as metástases, que colocam em risco a vida desta criança. Quanto mais cedo identificar a doença, maior é a chance de cura”, alerta a Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAACC.
Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos. A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
A Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Dra. Wilma Lelis Barboza, diz que para ter diagnóstico precoce é necessária uma avaliação oftalmológica. Ela lembra que desde 2015, a realização do teste do olhinho nos recém-nascidos ainda na maternidade é garantida por lei e os pais ou responsáveis precisam ter acesso ao resultado. “Como o tumor pode surgir no primeiro ano de vida, é importante que a criança seja avaliada. O teste precisa ser repetido três vezes no primeiro ano de vida. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o prognóstico. Com diagnósticos mais tardios, as crianças podem perder a vida”, explica. Ela cita, ainda, que nas últimas décadas os tratamentos melhoraram e atualmente, é possível tratar a doença de forma mais direta e menos agressiva, o que reduz os transtornos causados às crianças.
Serviço:
Mobilização nacional da Campanha de Olho nos Olhinhos 2024 – Rio de Janeiro
21 de setembro, ver horários em: bit.ly/deolhonosolhinhos24
- Rio de Janeiro
Bangu Shopping –
Rua Fonseca, 240 – Bangu
Caxias Shopping
Rodovia Washington Luiz, 2895 – Parque Duque – Duque de Caxias
Norte Shopping
Avenida Dom Hélder Câmara, nº 5474, cobertura, Pilares
Carioca Shopping
Av. Vicente de Carvalho – 909 – Vicente de Carvalho
Recreio Shopping
Avenida das Américas, 19.019 – Recreio dos Bandeirantes
Shopping Grande Rio
Rodovia Presidente Dutra 4200, Centro, São João de Meriti
Shopping Tijuca
Av. Maracanã, 987 – Tijuca
Via Parque Shopping
Av. Ayrton Senna – 3000 – Barra da Tijuca
- Niterói
Plaza Niterói
Rua Quinze de Novembro, 8 – Centro
Site da campanha: www.deolhonosolhinhos.org
Em caso de suspeitas de retinoblastoma, entre em contato por e-mail: ajuda@deolhonosolhinhos.org
Vídeos da campanha estão disponíveis AQUI.
Fonte: Ariane Mondo