A professora e criadora da horta do Colégio Estadual Rachel Reid completa, neste sábado (22/07), 85 anos
“A educação está no meu coração e o Rachel Reid também. Uma vez educador, sempre educador. E ele está sempre em transformação”. As lições são da professora aposentada Edmea Alves Machado, fundadora da horta no Colégio Estadual Rachel Reid, em Macaé, Norte do estado.
Tia Edmea, como é chamada por todos na escola, completa 85 anos hoje sábado (22/07), e 50 desses são dedicados ao colégio. Ela criou a horta em 1973, com o objetivo de estimular a conscientização dos alunos sobre a importância de um mundo mais sustentável, de ensinar o cultivo e incentivar a alimentação saudável.
— Fui criada em fazenda e pude desfrutar de um ambiente saudável. Percebi que é essencial uma boa alimentação para a promoção da saúde. Assim que me tornei professora, já tinha em mente o propósito de formar uma horta na escola, para que todos pudessem aproveitar — afirma a professora.
Outro fato bem legal é que, mesmo aposentada desde 1996, Tia Edmea continua cuidando do seu xodó: a horta, ao lado de 30 alunos que participam da disciplina “Mãos à Horta”. Lá, as principais hortaliças cultivadas são feijão de corda, vagem, aipim, tempero verde, tomate, pimentão e algumas plantas medicinais.
— Estamos muito felizes que a nossa tia Edimea completará 85 anos. Eu, em nome dos alunos, agradeço pela sua dedicação com a horta e o compromisso com a educação. Nunca esqueceremos que ela sempre nos incentivou, e, claro, nos encanta com o seu sorriso cheio de amor pelos corredores — disse Isabela Couto, aluna da 3ª série.
A matéria tem como finalidade compartilhar os conhecimentos em relação à alimentação saudável, além de auxiliar na área de ciências naturais e incentivar ao empreendedorismo, aproveitando também os cursos de compotas, dando a possibilidade de ver no plantio caseiro uma oportunidade de aumento da renda mensal em casa.
— A forma que ela sempre se refere à nossa escola foi o que mais me conquistou desde que assumi a direção em 2021. Tia Edmea se mostra solicita em ajudar, ela consegue tirar sempre um tempo para estar com a gente. Eu amo essa sensação de pertencimento da escola que ela tem — enfatiza Quelen Vitorino, amiga e diretora da escola.
Nesta segunda-feira (24/07), a comunidade escolar vai comemorar o aniversário de Tia Edmea.