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Rio de Janeiro e Brasília concentram o maior volume de chamadas suspeitas
A DMA (Digital Made Accessible) alcançou, em maio, a marca de 50 milhões de tentativas de golpes bloqueadas por meio da tecnologia Protect Call, que atua em tempo real na prevenção de fraudes. Desde o início de 2025, a média registrada é de 357 bloqueios por minuto.
A análise da empresa aponta que 62% das tentativas de golpe partiram de números móveis, indicando a preferência dos golpistas por esse tipo de linha. Também foi identificado um padrão de reincidência, com cada número de telefone de vítima sendo alvo de, em média, 3,3 tentativas de golpe por mês, o que sinaliza abordagens repetidas ao longo do tempo.
Capitais concentram maior parte dos ataques
As chamadas suspeitas se concentram principalmente em grandes centros urbanos. Em abril, as cidades com maior volume de bloqueios por habitantes foram Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Florianópolis e Natal. A recorrência nesses centros está associada à concentração econômica, o que amplia o alcance e o impacto potencial das fraudes.
Fraudes ocorrem em horário comercial e geram prejuízos expressivos
A maior parte das tentativas de golpe ocorre entre 11h e 16h, em dias úteis, reforçando o padrão de ação dos criminosos, que buscam se passar por atendentes de empresas durante o expediente. A atividade também se intensifica em datas comerciais, como a Black Friday. Nesses períodos, segundo a DMA, é possível adotar medidas preventivas com o uso da Protect AI, tecnologia proprietária de análise comportamental, que permite antecipar ataques com base em padrões suspeitos identificados previamente.
O impacto financeiro evitado pela tecnologia Protect Call, entre abril e maio é estimado em R$ 1 bilhão, valor calculado a partir da média de perdas associadas a golpes que utilizam engenharia social e falsificação de identidade para enganar consumidores.
Falsa central de atendimento segue como principal estratégia
Grande parte das tentativas segue o modelo da falsa central de atendimento, em que o consumidor é induzido a acreditar que está em contato com um canal legítimo de alguma instituição. Os criminosos frequentemente se passam por bancos, órgãos públicos, hospitais ou centros de diagnósticos, utilizando linguagem profissional e informações pessoais obtidas por engenharia social.
De acordo com pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizada em parceria com o Datafolha, 24% da população adulta brasileira foi vítima de algum tipo de golpe digital em 2023, com perdas anuais estimadas em R$ 25,5 bilhões.
Colaboração entre empresas fortalece defesa contra fraudes
A Protect Call utiliza a Protect AI para analisar continuamente o comportamento de mais de 10 milhões de números por mês. A solução integra dados reportados por diferentes empresas que fazem parte da Comunidade WeDMA, rede colaborativa que reúne mais de 160 grandes companhias brasileiras.
Com esse modelo de colaboração e inteligência aplicada, a solução da DMA bloqueia chamadas maliciosas antes que atinjam o cliente, promovendo uma camada adicional de proteção para marcas e consumidores.
Sobre a DMA
A DMA – Digital Made Accessible é uma empresa de tecnologia sueco-israelense que chegou ao Brasil em 2018 com a missão de transformar o relacionamento entre empresas e clientes. Suas soluções exclusivas, protegidas por direitos de propriedade intelectual, são voltadas para a digitalização de chamadas (Digital Calls) e para a segurança digital.
Ao longo de seis anos, a tecnologia da DMA já viabilizou mais de 1,6 bilhão de Digital Calls e está presente em mais de 135 milhões de smartphones. Hoje, mais de 160 das maiores empresas do Brasil fazem parte da comunidade colaborativa WeDMA, incluindo grandes nomes como Itaú, Claro, Natura, TIM, Banco do Brasil, Magalu, Riachuelo e Azul. A empresa atua em diversos segmentos, como telecomunicações, finanças, saúde, varejo, serviços públicos e turismo.
Em março de 2024, a DMA expandiu seu portfólio com soluções de Segurança Digital, focadas na prevenção de golpes telefônicos, como o da falsa central. No seu primeiro ano de atuação, a Protect Call bloqueou mais de 50MM de tentativas de golpes.
Fonte: Marize Vossen