Abertura do Teatro Municipal - Foto Lucas Alvarenga (2)

Abertura do Teatro Municipal. Foto/Divulgação: Lucas Alvarenga

Noite de abertura contou com a apresentação da Orquestra Municipal de São Gonçalo
Um momento tão esperado pela população gonçalense aconteceu na noite da última quarta-feira (1º). Após cinco anos de obra finalizada e duas inaugurações que não saíram do papel, o Teatro Municipal George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha pôde, enfim, abrir as portas para a população gonçalense. 
A grande noite de abertura contou com duas estrelas: a Orquestra Municipal de São Gonçalo (OMSG), que encantou os convidados com um repertório marcante, e o cidadão gonçalense, que teve a oportunidade de fazer parte desse novo capítulo da cultura da cidade.
“Parabenizo os secretários Lucas Muniz e o coronel Fernando Rodrigues, subsecretário de Defesa Civil, por todo empenho e dedicação que eles tiveram pela liberação da documentação para que o município possa usufruir desse espaço cultural da cidade. Esse é um espaço do povo gonçalense. Todo o trabalho que a gente vem realizando no município é árduo, já que a cidade há décadas estava estagnada. Eu sozinho não chego a lugar nenhum, por isso, também, quero agradecer todo apoio que o governador Cláudio Castro e o deputado federal Altineu Cortes estão nos dando. Estamos trabalhando para que o gonçalense tenha orgulho de dizer que mora em São Gonçalo”, declarou o prefeito. 
“Em três meses a Prefeitura de São Gonçalo resolveu um problema que se arrastava há cinco anos, provando que o que faltava era boa vontade e compromisso com a causa pública, situações que não acontecem na gestão do prefeito Capitão Nelson. Desde março de 2021 temos a liberação do alvará do Corpo de Bombeiros e agora que as medidas restritivas foram flexibilizadas marcamos a inauguração para entregar o Teatro Municipal de fato para a população e os artistas da cidade”, disse o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas.
O Teatro Municipal conta com 240 lugares, divididos entre plateia e mezanino, e oferece toda estrutura para realização de apresentações e peças teatrais. O prédio possui equipamentos modernos de iluminação e sonorização, cênicos e de acústica, além de camarins, banheiros, cabine de som e salas de apoio e para a administração. O secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz, destaca que o Teatro Municipal será a casa do artista gonçalense. 
“Assim que assumi a Secretaria de Turismo e Cultura, o prefeito Capitão Nelson me deu como missão garantir que a população gonçalense tivesse acesso ao Teatro Municipal, que era um ‘elefante branco’ na nossa cidade. Com muito trabalho e empenho, conseguimos enfim entregar esse lindo Teatro que vai ficar como legado para todos. Estamos de portas abertas para receber os artistas da cidade e vamos nos empenhar para a valorização da classe artística”, disse o secretário Lucas Muniz. 
O nome do teatro é uma homenagem ao saudoso George Savalla Gomes, o Palhaço Carequinha, que no dia 5 de abril de 2006 faleceu aos 90 anos de idade. Silvia Savalla, filha do Palhaço Carequinha, esteve presente na noite de abertura. “Me sinto honrada e emocionada em poder entrar nesse lindo e importante equipamento de cultura que leva o nome do meu pai. É muito gratificante ter mais um local para que a gente consiga respirar cultura”, disse Silvia. 
A Orquestra Municipal abrilhantou a noite. Com um repertório formado por bossa nova, MPB e samba, a coletânea de músicas também apresentou clássicos de Michael Jackson – agitando a plateia -, o melhor do soul music e da música clássica. Atualmente, a OMSG conta com a regência do maestro convidado Paulo Guarany e mais de 50 músicos em sua composição. 
“Nós, artistas de São Gonçalo, precisávamos de uma casa e agora temos! É com muita alegria e emoção que tive a honra de reger esses músicos brilhantes durante a noite de abertura. E saliento que a Orquestra Municipal de São Gonçalo é do povo! Nosso objetivo é levar música para uma população que sempre foi tão carente de cultura, mas agora temos a convicção de que esse cenário vai mudar”, afirmou o maestro Paulo Guarany. 
Além da OMSG, o espetáculo também contou com a participação da Companhia Art e Dance, do Projeto Sorrindo e Batucando e da Associação dos Músicos Brasil-Escócia.
Por conta da pandemia, a noite de abertura contou com apenas 50% da capacidade total de público que o Teatro Municipal comporta. Ao todo, foram duas apresentações, uma às 18h e outra às 20h30, cada uma com 120 convidados, dos quais 60 foram contemplados por sorteio realizado em rede social, medida cuja intenção era de que os gonçalenses tivessem a oportunidade de participar dessa noite histórica.
“É muito importante São Gonçalo ter um espaço cultural dessa magnitude, tanto para os artistas quanto para o público. Esse sempre foi um sonho da classe artística, ter um lugar para chamar de nosso. Estou extremamente emocionado em participar desse momento e espero que todos os gonçalenses tenham a oportunidade de assistir um espetáculo no Teatro Municipal”, disse Vinícius Medeiros, um dos ganhadores do sorteio. 
Durante a abertura, além do distanciamento de uma poltrona entre os convidados, equipes da Vigilância em Saúde Ambiental realizaram sanitização no local durante o intervalo das apresentações. 
A programação completa do Teatro Municipal durante o mês de setembro será divulgada em breve no site e nas redes sociais da Prefeitura de São Gonçalo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *