“Durante a Tempestade” é o primeiro livro de Vladimir D. Souza, aluno do Colégio Estadual Círculo Operário
Um caminho de superação, que vai muito além das páginas de um livro. Nesta sexta-feira, 06 de outubro, foi lançado, no Colégio Estadual Círculo Operário, “Durante a Tempestade”, a primeira parte da saga “Sucessores do Fim”, escrita por Vladimir D. Souza, aluno da terceira série do ensino médio da escola. Com autismo, ele superou todos os obstáculos e nos apresenta uma obra repleta de reflexões e aprendizado.
A obra, o primeiro livro desta saga, tem inspiração nas fábulas icônicas, que eram histórias reinventadas de contos originais, porém o projeto pegou um impulso inesperado e apresenta filosofia e um pouco de história de uma forma bem peculiar, através de três caminhos: a salvação, a destruição e a recriação.
– O livro é inspirado da filosofia de Friederich Nietzsche, em um contexto de 1.100 antes de Cristo. Também tirei referências de filmes como “300”, “Tróia” e “Príncipe da Pérsia”. E esse é apenas o começo desta coletânea, com obras icônicas e originais, importantes não só para mim, mas para toda a sociedade – comenta o autor.
Vladimir é, realmente, um fenômeno. Com autismo, além de suas tarefas na escola, o jovem é especializado no SENAI em TI, cursa logística e pretende fazer psicologia na faculdade. Também é estudante de desenvolvimento narrativo, que o auxilia na criação de histórias literárias e fábulas públicas. E não para por aí: ele ainda é designer e crítico de obras nacionais de escritores iniciantes no mercado editorial, sendo um sucesso no YouTube, com um canal com mais de 1.600 inscritos.
– Estudei filosofia, sociologia e letras… Tive muita coisa para aprender e quero compartilhar isso com todos, na escola, no Brasil e em todo o mundo – diz o jovem autor.
Na escola, ele já é um grande orgulho para todos. E o lançamento desta obra parece ser uma realização de toda a equipe da escola, deste a direção aos funcionários, passando pelos professores e alunos.
– O Vladimir é um menino muito dedicado e inteligente; todos na escola gostam muito dele. Ele sempre vinha conversar comigo, e era maravilhoso ver o empenho dele. Estudou muito e pega as coisas com muita facilidade. Gostaria aqui, em nome de todos do colégio, parabenizar nosso querido Vladimir pelo excelente livro que ele está lançando. É algo impar, muito valioso para nossa escola e para todo o estado – afirma o emocionado diretor geral da unidade, Antônio José Neto.
Este trabalho é fruto do esforço de todos, além da incrível determinação deste jovem autor, uma grande inspiração para toda a rede estadual de ensino.
– Essas inspirações surgem de um grande sonho. É gratificante ver o olhar sensível dos profissionais do Colégio Estadual Círculo Operário aos talentos. Eu quero dizer que o Vladimir é um orgulho para nós – comentou a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc-RJ, Myrian Medeiros.
“Durante a Tempestade”, é apenas o primeiro livro de uma saga, que, segundo o autor, “conta momentos históricos onde a reflexão aguda sobre a sociedade política é tecida com maestria, fazendo com que as pessoas se questionem e busquem uma compreensão mais profunda do nosso lugar nesse passageiro sistema”. Cheia de mistérios e muitas descobertas, a saga agrada em cheio os adoradores deste gênero, muito popular no mundo.
– Essa saga é fruto de uma dedicação enorme, não só minha, mas de diversas pessoas que me ajudaram muito porque, apesar de eu ter autismo, eu consegui me concentrar e conseguir ter esse benefício, pois, enquanto eu escrevia, eu refletia e estudava – conclui Vladimir.
E quem quiser conferir o trailer desta saga, basta acessar https://www.youtube.com/watch?v=_qe-PpJcBOIe conhecer mais sobre esta história fantástica.