6394288c-6ffa-4606-9a1d-1ecc26db2c34

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da coordenação geral de acolhimento do município, realizou, nesta terça-feira (21), o 3º Encontro de Formação Continuada dos Abrigos e do Família Acolhedora. O evento reuniu profissionais da rede socioassistencial de São Gonçalo e foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no bairro Zé Garoto.

Com o tema “Eca, Acolhimento e Construção do Projeto Político Pedagógico”, a atividade teve como objetivo promover uma interlocução entre as equipes técnicas que atuam nos abrigos do município, assegurando o acolhimento e os direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A assistente social e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Uerj, Natalia Figueiredo, ministrou a palestra sobre o tema do evento e destacou a importância da formação continuada na atuação dos profissionais de assistência com os acolhidos nos serviços. “O dia de hoje foi de suma importância para os profissionais do município e principalmente para as crianças e adolescentes acolhidos nos serviços. A formação continuada possibilita ao profissional refletir, compartilhar, construir e reconstruir saberes. Possibilita repensar a prática e novas maneiras de atender. Saímos com a seguinte indagação: qual é o movimento que eu faço neste trabalho tão desafiador?”, questiona Natalia. A coordenação do Família Acolhedora aproveitou a ocasião para apresentar o programa que, ao contrário de um abrigamento institucional, oferece um lar temporário, possibilitando uma possível convivência familiar e comunitária, para crianças entre 0 e 12 anos que são afastadas de suas famílias de origem por circunstâncias como abandono, violência e exploração. Devido a sua metodologia e ao seu serviço de excelência, São Gonçalo é considerado referência do Família Acolhedora no Estado do Rio. “Foi um momento de troca muito especial para nós. Poder conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelas equipes desses abrigos e trocar experiências é muito importante. A SMDS está valorizando cada vez mais a qualificação dos seus profissionais que, consequentemente, estarão oferecendo um outro olhar no atendimento direto com a população”, afirma Dina Márcia Monteiro, assistente social e coordenadora do programa.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza Alves, esteve presente no evento e falou sobre a importância de promover encontros como esse para a rede de assistência. “Esses encontros são sempre muito ricos e somam muito para os profissionais que atuam nos nossos equipamentos. Poder conhecer mais do dia a dia do outro, além de ouvir e compartilhar experiências faz enriquecer nosso trabalho e garantir mais qualidade no atendimento dos nossos usuários”, ressalta Luciana.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *