O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro repudia a agressão sofrida pela recém-formada jornalista e professora Sara Wagner York , no exercício do seu trabalho, por seguranças da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, no domingo de carnaval, dia 19 de fevereiro de 2023.
Estamos encaminhando um documento ao prefeito da cidade para que o fato seja apurado e responsabilizados os autores da agressão.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de janeiro está denunciado o fato a todas as instâncias de Direitos Humanos, como a OAB, Conselho Estadual de Direitos Humanos e ao Conselho Nacional de Direitos Humanos.
Sara foi vítima de transfobia quando se dirigia a uma área reservada pela Prefeitura no carnaval. Seguranças impediram sua entrada e foi agredida com tentativa de enforcamento e o celular arrancado da mão do assessor que a acompanhava.
Sara, é travesti, mestra em Educação e especialista em Gênero e Sexualidades, com deficiência visual, colaboradora da TV Brasil 247.
O Sindicato manifesta total solidariedade a Sara Wagner York repudiando a agressão e toda e qualquer atitude preconceituosa.
Por: Mário Sousa e Diretoria