O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro realizou o 1º Fórum de Jornalistas na Baixada Fluminense, na cidade de Nova Iguaçu, reunindo profissionais de vários municípios da Baixada Fluminense.
Coordenado pelo presidente do Sindicato, Mário de Sousa, o Fórum foi organizado pelo diretor e delegado Sindical Carlos Alberto e pelo Sub- Delegado Sindical, Renato Muniz, também presidente da Cruz Vermelha em Nova Iguaçu, com apoio do jornalista Jorge Bernardes.
O principal objetivo do Fórum, segundo o Presidente do Sindicato, Mário de Sousa, foi ouvir a categoria dos municípios da Baixada Fluminense com suas reivindicações. Mário também destacou a união da classe no sentido de lutar para fortalecimento da categoria, melhoria salarial e ações contra a banalização e desqualificação profissão, principalmente, com as fakes news e o não respeito ao piso salarial.
O Delegado Sindical da Baixada Fluminense, Carlos Alberto, ressaltou a importância do Fórum como histórico na Região e, que sem dúvida, trará novas possibilidades para os jornalistas com os cursos e a sub-sede do Sindicato na Baixada Fluminense.
O Jornalista Renato Muniz, presidente da Cruz Vermelha de Nova Iguaçu, após o debate, levou a comitiva para conhecer as instalações da instituição Cruz Vermelha e as salas que poderão ser ocupadas para sediar a Sub- Delegacia Sindical.
Após duas horas de debates, foram aprovadas várias propostas, entre elas: a importância de uma sub-sede do Sindicato na Baixada Fluminense; a instalação de uma faculdade de Jornalismo na Região; a realização de cursos técnicos de Assessoria de Imprensa e Gestão Digital e a luta para a aprovação da PEC do Diploma.
A categoria também expressou sua preocupação com o número expressivo de assessores de Imprensa na área pública sem serem jornalistas e o exercício ilegal da profissão, principalmente, na Rede Social. Neste sentido, ficou acertado que o Sindicato junto com a Delegacia Sindical da Baixada fará uma campanha junto aos 13 gestores dos municípios da Baixada Fluminense para que passem a respeitar a classe de jornalistas nomeando jornalistas profissionais como assessores de Imprensa, abrindo concursos para jornalismo e aprovando leis em defesa da categoria, como nenhum órgão público pode nomear Assessor de Imprensa sem que este comprove que é jornalista. Assim como todo veículo Impresso ou Online só pode circular na cidade sem tiver em seu expediente pelo menos um jornalista profissional, associado sindical, registro profissional e com contrato de trabalho.
Qualquer informação do Sindicato pelo Te. 21 27222144 – Rua Maestro Felicio Toledo, 495 – sala 1104 – Centro de Niterói. jornalistasfluminenses@gmail.com