O Sicoob Rio – que faz parte do Sicoob, uma das maiores instituições do setor de cooperativismo financeiro do país – vai inaugurar uma nova agência no dia 28 de outubro, em Icaraí, no município de Niterói (RJ). O espaço será compartilhado entre as cooperativas Sicoob Cecremef, Sicoob Empresas RJ e Sicoob Coomperj, três das sete filiadas ao sistema no Estado do Rio de Janeiro. Em novembro deste ano, está prevista a abertura de uma agência do Sicoob Cecremef em São Gonçalo (RJ).
A agência compartilhada assegura a ampliação do atendimento ao público e com maior eficiência. É uma referência para o setor de cooperativismo financeiro no país, em razão de facilitar a integração entre diferentes cooperativas e seus associados, além reduzir custos com investimentos em infraestrutura. O primeiro prédio do Sicoob com esse padrão foi inaugurado há três anos na Rua do Carmo 61, na capital carioca. São três andares com serviços de agência e ambientes de coworking, biblioteca, lounge para realização de eventos do setor e treinamentos de recursos humanos. As paredes têm desenhos do artista de grafite de rua e ilustrador Marcelo Eco e obras do artista visual Marcos Lanzieiro.
“O modelo de negócio híbrido é uma tendência no plano de expansão do Sistema Sicoob Rio até 2023. A agência compartilhada é mais sustentável porque otimiza estruturas e dinamiza o atendimento das cooperativas em um só espaço. É a intercooperação na prática. Tudo isso em um lugar moderno e acolhedor, mudando o conceito e a experiência das pessoas com relação a produtos e serviços financeiros”, diz Nábia dos Santos Jorge, diretora-executiva do Sicoob Central Rio.
O Sicoob Rio (https://sicoobrio.com.br/) está nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, é um dos parceiros da Prefeitura no Crédito Carioca, destinado às empresas com faturamento anual entre R$ 10 mil e R$ 4,8 milhões. Formado pelas cooperativas Sicoob Cecremef, Sicoob Coomperj, Sicoob Coopjustiça, Sicoob Coopvale, Sicoob Empresas RJ, Sicoob Fluminense e Sicoob Servidores, o Sicoob Rio é administrado pelo Sicoob Central Rio.
Desde o começo da pandemia, em 2020, cooperativas do Sicoob em todo o país têm viabilizado empréstimos emergenciais com taxas mais acessíveis e favoráveis aos empresários. No ano passado, cooperativas filiadas à instituição ofereceram crédito via Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) do Sebrae, Pronampe e com recursos próprios.
O cooperativismo financeiro oferece a pessoas físicas e jurídicas os mesmos produtos e serviços do setor bancário, porém com o intuito de fomentar o desenvolvimento social e justiça financeira dos seus associados e de suas comunidades. No Sicoob, os associados são donos, participam das decisões e dos resultados em uma organização administrada democraticamente, possibilitando a todos excelentes taxas, rendimentos maiores e o recebimento das sobras líquidas apuradas ao término de cada período. Os depósitos nas cooperativas contam com a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, o FGCoop.
O Sicoob (www.sicoob.com.br) tem mais de 5,3 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É a única instituição financeira em mais de 304 municípios e formado por 366 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (
Também é processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e possui um instituto direcionado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.523 pontos de atendimento em 1.934 cidades brasileiras. É a primeira instituição financeira cooperativa a efetivar a integração ao sistema gov.br e está na 47ª posição no ranking dos 200 maiores grupos da edição “Melhores & Maiores” da revista Exame. Fonte: PROA Comunicação Estratégica