SetembroAmarelo1

Fotos/Divulgação

Equipe da Seeduc se reúne para um momento de reflexão e cuidado. Escolas por todo o estado também fazem ações sobre o tema 

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, um tema muito delicado a ser abordado, que já foi um tabu muito maior, mas ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. 

Para tentar buscar soluções e conscientizar a população sobre este polêmico assunto, foi criada a campanha “Setembro Amarelo”, para que a ajuda se torne mais próxima de quem precisa. Ao longo dos últimos anos, tem sido possível observar uma evolução na conscientização da sociedade como um todo em relação ao assunto, com quebra de tabus e a abertura para se conversar abertamente sobre suicídio em diferentes ambientes sociais, como dentro da família, nas empresas, imprensa e poder público. 

— O que podemos fazer pelo próximo? O que podemos fazer por nós mesmos? Eu acho que a educação é isso: essa reflexão diária. Nós formamos cidadãos, e esperamos que estes sejam pessoas do bem, saudáveis. Pessoas que possam contribuir para uma vida melhor, com mais qualidade, com mais desenvolvimento humano e social — afirma a secretária de Estado de Educação Roberta Barreto. 

Fotos/Divulgação

A equipe da Secretaria de Educação se mobilizou e participou de uma dinâmica sobre o tema, em um momento de reflexão e informações. Nesta confraternização, organizada pela Subsecretaria de Planejamento e Ações Estratégicas, foi mostrada, de forma livre e descontraída, como podemos identificar e ajudar as pessoas que precisam de suporte. 

— Só posso agradecer a todos que estão aqui, fazendo este evento, que é um acolhimento, um carinho que a gente pode fazer com os colegas. Todos nós precisamos nos cuidar e cuidar do próximo — comentou Roberta Barreto. 

Diversas escolas montaram ações e atividades sobre o tema, reforçando a importância da saúde mental em todos os momentos. Foram diversos projetos realizados pela Rede, para reforçar que sempre existe esperança e que todo apoio é sempre bem-vindo. 

Fotos/Divulgação

— A gente deseja tanto que nossa sociedade seja mais próspera, mas sem educação isso não é possível. A gente tem que acreditar nessa educação que transforma, que faz um ser humano melhor. É tão bom a gente falar da vida, da importância do hoje. Ontem já passou, amanhã muita coisa pode acontecer, mas hoje é o dia que a gente pode fazer a diferença, seja na nossa vida ou na vida de outra pessoa — acrescentou a secretária. 

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema. É muito importante que as pessoas saibam identificar que alguém está passando por essa dificuldade e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos. Nós temos o poder de ser agentes da mudança. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *