A iniciativa faz parte das ações pela comemoração do Mês do Estudante, e possibilitou vivenciar e mostrar nas redes sociais da secretaria as diversas modalidades de ensino
Uma roda de conversa com conexão, aprendizado, interação, troca de experiência e o início de uma amizade que pode ir além dos muros das escolas. Assim foi o reencontro dos participantes do “Intercâmbio do Saber”, realizado na quarta-feira (16/08), no Ciep 441 – Mané Garrincha, em Magé, Baixada Fluminense.
Para comemorar o mês do Estudante, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro promoveu o “intercâmbio entre escolas estaduais”. A iniciativa teve como objetivo integrar estudantes, professores e outros membros da comunidade escolar.
A ideia era apresentar aos alunos de diferentes colégios o Ensino Regular, o Cívico Militar, o Intercultural e o Curso de Formação de Professores. A experiência serviu para conhecer a rotina e o modelo de aprendizado, diferentes dos experimentos em seus próprios colégios. E toda essa vivência foi divulgada nas redes oficiais da Seeduc-RJ.
— Parabéns por terem aceitado o desafio de conhecer outras escolas e as possibilidades que a educação no estado oferece. Vocês vivenciaram e mostraram as diversas modalidades de ensino para toda a nossa rede — destaca a secretária, Roberta Barreto, durante videochamada com os cinco estudantes que viveram a experiência – e que sirva de exemplo e incentivo para os nossos mais de 630 mil alunos.
Os selecionados para o “Intercâmbio do Saber” estudam em colégios da rede estadual do Rio de Janeiro, localizados nas zonas Norte e Sul, Baixada Fluminense e Região Metropolitana. Os participantes destacaram que a oportunidade fez com que eles conhecessem outras culturas e cidades.
— Posso dizer que foi incrível ter ido à Intercultural Brasil-Alemanha. O que mais gostei foi a sala de Alemão. Quero agradecer à Seeduc-RJ por proporcionar essa experiência maravilhosa — conta Paulo Henrique Pereira, da 3ª série do Ensino Médio do Ciep 441.
Já o aluno Pedro Ricardo, também na 3ª série do Ensino Médio, foi à escola do Paulo Henrique Pereira. Ele estuda no Colégio Estadual Coronel PM – Marcos Jardim, Cívico-Militar, em São Gonçalo.
— A proposta é bem diferente do ensino da minha escola. Mas, fiquei encantado com toda a estrutura física da E>Tec 441: muito bonita, cores padrão. Além disso, a comunidade escolar foi muito receptiva — fala o estudante.
Perguntados como definiriam o que viveram neste projeto, os cinco foram unânimes em dizer que foi único, educativo, fraternal, magnífico, incrível e enriquecedor.
“Série Intercâmbio do Saber”, transmitida nas redes sociais da Seeduc-RJ
A experiência dos alunos está sendo mostrada na íntegra nas redes sociais da Secretaria de Educação. Para comemorar o Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, a Seeduc-RJ desenvolveu diversas ações, dentre elas: a série “Intercâmbio do Saber”, composta por seis capítulos, com duração total de 20 minutos, na qual cinco participantes contam detalhadamente como é sair da sua escola e conhecer um ensino diferente.
E o sucesso foi enorme, com diversos acessos e centenas de interações e likes. O último episódio da série vai ao ar, nesta sexta-feira (18/08), com o tema “O Reencontro”.
Por trás das câmeras
A estrutura para realizar este projeto contou com cerca de 20 profissionais da educação envolvidos. Foram mais de 18 horas de gravação de vídeo em material bruto, sem edição e cinco escolas visitadas.
— Essa iniciativa da secretaria foi excelente para mostrar as diferentes formas de ensino para nossos jovens — comemora o diretor-adjunto, Sidney Cardoso, do Ciep 441 Mané Garrincha, que foi a escola.