Neste sábado (17/06), a região recebeu um mutirão especial de atendimento que contou com a participação de diversos órgãos públicos
A Secretaria de Estado de Educação se uniu, neste sábado (17/06), a um mutirão de serviços para levar mais cidadania e dignidade para os moradores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação aconteceu no Colégio Estadual Lara Villela, em Jardim Gramacho, e teve a participação dos programas “Seeduc + Perto”, “RJ para Todos”, Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça, além da presença de representantes do Detran, do Procon, da Defensoria Pública e do Ministério Público do Rio de Janeiro.
O Seeduc + Perto é um programa da Secretaria de Estado de Educação e, há um ano, percorre todas as regiões do estado em uma van oferecendo mais de 50 serviços para servidores e estudantes.
“O objetivo desse programa é aproximar a Secretaria de Educação da comunidade escolar. Foi criado justamente para que servidores e alunos, consigam resolver qualquer tipo de demanda que tenham com a Seeduc-RJ, como, por exemplo, emissão de certificados, orientações sobre as regras de aposentadoria e contratos temporários, entre outros,” afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, durante a participação na ação, que levou centenas de cidadãos à unidade escolar na Baixada.
A secretária destacou ainda que a parceria com os mais diferentes órgãos públicos foi pensada a fim de levar mais cidadania e dignidade para a população.
Durante a ação, moradores da região que abrigou durante 34 anos o maior lixão da América Latina tiveram a oportunidade, também, de resolver questões como correção de erro em Certidões de Nascimento, Casamento ou Óbito, registro de filhos após o prazo oficial, pedidos de pensão alimentícia para filhos, balcão de empregos, defesa do consumidor, agendamentos do Detran e aferição de pressão, entre outros serviços.
A moradora de Caxias, Adriana Silva aproveitou o mutirão para pedir a primeira via da identidade do filho e resolver o RioCard dele.
“Consegui resolver tudo. A iniciativa foi muito boa. Trazer essa ação aqui para o colégio ajudou muito a gente. Ficou mais perto de casa”, disse ela.