
Foto/Divulgação: Sandra Barros / Seeduc-RJ
Seeduc divulga os alunos selecionados para participar do Programa Jovem Repórter 2025
A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) divulgou, nesta sexta-feira (23/05), a lista dos alunos selecionados para participar do Programa Jovem Repórter em 2025. Os estudantes inscritos podem conferir o resultado da seleção no site da secretaria, por meio do link https://www.seeduc.rj.gov.br/ início
A iniciativa, realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Educação e da Casa Civil, possibilita que estudantes, que têm no currículo o estudo de línguas estrangeiras e de culturas de outros países, vivam a experiência de atuar como produtores de conteúdo para diversas mídias, além de cobrirem eventos oficiais como verdadeiros repórteres.
— Este programa é muito importante para a formação profissional dos nossos alunos. Neste ano, estamos contemplando os alunos que possuem interesse em seguir a carreira de Comunicação Social – Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual, além de Relações Internacionais, após a conclusão do Ensino Médio. Acreditamos que será uma edição enriquecedora — destaca a secretária de Educação, Roberta Barreto.
Manuela Nonaka, de 17 anos, é estudante da Intercultural Brasil-França – Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, e está entre os selecionados.
— Estou muito feliz, porque conheci o projeto aqui na escola e vi o quanto ele é grande. Sem dúvidas, vejo nele a oportunidade de alcançar voos altos na área de cinema, que é o meu sonho — conta Manuela.
Para se tornarem Jovens Repórteres 2025, os estudantes tiveram que desenvolver um vídeo, escrever uma matéria ou fazer uma fotografia, de acordo com sua área de preferência, abordando o tema ‘ODS 13 – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 13’, parte integrante da Agenda 2030 das Nações Unidas.
— Fiquei muito feliz por passar neste processo seletivo ao lado da minha irmã gêmea. Achei que não fosse conseguir, porque, na minha escola, vários amigos talentosos também se inscreveram. Além deles, havia a concorrência com estudantes de todo o estado — diz a estudante Lara Shupingahua, de 18 anos, também do Ciep 449, radiante por viver esta experiência.
Para o estudante Vitor dos Santos, esta oportunidade vai abrir mais os seus caminhos.
— Eu fico muito feliz de passar. Sem dúvidas, é uma grande oportunidade. Estudar aqui numa intercultural já é muito bom — ressalta o jovem.
Saiba mais sobre o Programa Jovem Repórter
Durante a experiência, os estudantes aprendem mais sobre os universos da comunicação e das relações internacionais, após passarem, previamente, por um processo de qualificação com profissionais da Secretaria de Estado de Educação e da Casa Civil. Ao longo do último ano, os alunos viraram notícia e foram destaques nos principais veículos de imprensa do país.
— Esta oportunidade vai me ajudar muito, futuramente, na faculdade. Eu quero cursar Relações Internacionais, e esse contato com os eventos, proporcionado pelo Jovem Repórter, vai abrir muitos caminhos — afirma o aluno Bernardo Marinho.
Na próxima sexta-feira (30/05), os estudantes selecionados participarão de um workshop com profissionais renomados da comunicação, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio. O evento tem como objetivo prepará-los para atuarem na edição deste ano.