Carros de condutores que estavam sem habilitação foram apreendidos
Através de uma ação integrada entre Secretaria Municipal de Transportes (Semtran) e Secretaria de Ordem Pública, uma operação de combate ao transporte irregular de passageiros foi realizada na tarde desta sexta-feira (19), na Avenida Dezoito do Forte e na Travessa Floriano Lima, no bairro Mutuá. A ação também coibiu irregularidades em documentação e estacionamento irregular. Os veículos, segundo denúncia enviada ao Ministério Público, realizam lotadas para bairros como Praia da Luz, Portão do Rosa e Mutuapira.
A operação foi realizada por agentes de trânsito e teve apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar, que deram segurança para executar a ação. Dois reboques foram utilizados para apreender os automóveis irregulares.
A ação da prefeitura foi executada a partir de uma determinação do Ministério Público, feita em 2019, que denuncia o transporte irregular feito nessa região. Segundo o documento “esses veículos clandestinos, além de transportarem passageiros em excesso e sem qualquer segurança, encontram-se, na sua grande maioria, em péssimo estado de conservação, e para agravar a situação, são conduzidos por pessoas sem a devida habilitação…”.
No bairro Mutuá, na Avenida Dezoito do Forte e na Travessa Floriano Lima, os agentes não flagraram veículos realizando transporte irregular, mas rebocaram três carros de passeio e três motos. Os motoristas dos carros não tinham habilitação e as motos estavam estacionadas na calçada. Um carro também foi multado por estar estacionado em local irregular.
“Em cumprimento à determinação do Ministério Público a prefeitura veio ao local, mas não houve flagrante das irregularidades listadas na denúncia, no entanto, outras irregularidades de trânsito foram constatadas no local e a Secretaria de Transportes agiu prontamente”, disse o subsecretário de Transportes, Fábio Lemos.
Após verificar o local denunciado os agentes prosseguiram com a ação no Centro da cidade, na Rua Simeão Custódio, onde um carro foi apreendido em flagrante por transporte irregular de passageiros.