WhatsApp-Image-2025-05-06-at-13.48.52-1

Foto/Divulgação: Katito Carvalho

Iniciativa é uma articulação da Prefeitura com a Subsecretaria de Políticas Inclusivas do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão, capacitou nesta terça-feira (06/05) cerca de 100 profissionais – entre psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, além de servidores administrativos – que atuam em equipamentos públicos do município. A iniciativa “Abrace a Diferença Capacita” é uma articulação com a Subsecretaria de Políticas Inclusivas do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a oficina, que aconteceu no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, especialistas abordaram temas como capacitismo e combate à discriminação contra a pessoa com deficiência. Também foram apresentados mecanismos de autorregulação emocional, os tipos de identificação como crachá descritivo, carteira de identidade diferenciada, além de mencionar a “Lei Maju de Araújo”, que cria um ambiente on-line mais seguro e inclusivo, combatendo o assédio on-line e o cyberbullying direcionado às pessoas com deficiência.

Foto/Divulgação: Katito Carvalho

Redes de apoio

Superintendente de Ações para Pessoas com Deficiência da Subsecretaria de Políticas Inclusivas do Estado do Rio de Janeiro, Geraldo Nogueira reforçou o papel da pasta para o fortalecimento da rede de atenção às pessoas com deficiência. “Enquanto pessoa com deficiência e como um ativista da causa é meu dever passar esse conhecimento para frente. E Maricá é uma cidade que tem se destacado no cenário nacional. Vim para cá com muita alegria de saber que a cidade está organizada e avançada na questão de direitos humanos e no aspecto social”, afirmou.

A Secretária Municipal de Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor, explicou que o intuito foi reunir profissionais que atuam nos equipamentos inclusivos para aprimorar o atendimento à população. Entre as estruturas municipais disponíveis estão o Centro de Referências em Políticas Inclusivas (CRPI), Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem) 1 e 2, Casa do Autista, Centro de Reabilitação, Centro de Atenção Integral à Família, além dos demais serviços oferecidos gratuitamente à população.

 

Monique Marques, que trabalha na sede da secretaria, contou sobre sua experiência em participar pela primeira vez da capacitação voltada para a inclusão. “Achei muito importante porque exercitamos uma autorreflexão sobre algumas expressões que falamos e que podem ofender uma pessoa sem querer por não estarmos preparados. Para mim foi muito importante essa palestra”, comentou.

Estagiária de Serviço Social na Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão, Vitória Cardoso afirmou que o aprendizado adquirido pode ser utilizado fora do ambiente de trabalho. “Quando temos essas oportunidades de conhecimento é importante expandirmos esse tratamento com as pessoas com deficiência para levarmos aos nossos espaços sociais. Com isso, conseguimos promover mais inclusão com esses tipos de atividades”, pontuou.

Foto/Divulgação: Katito Carvalho

Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão

A Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão promove uma série de ações e projetos voltados para pessoas que, de alguma forma, sofrem algum tipo de exclusão, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, egressos do sistema prisional e seus familiares, pessoas que necessitam de apoio psicológico ou em vulnerabilidade social.

A pasta possui oito equipamentos e sete núcleos de trabalhos específicos. São eles: Psicovida, Escritório Social, Centro de Referências em Políticas Inclusivas (CRPI), Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem) 1 e 2, Casa do Autista, Centro de Reabilitação, Centro de Atenção Integral à Família, Orientação Jurídica, Equoterapia, Acolhimento, Assuntos Urgentes e Divulgação de Trabalhos Externos, Busca Ativa, Articulações com as Minorias e Captação de Vagas de Empregos e Diálogos com o Empresariado.

 

 

Fonte: marica.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *