Portal de Serviços da Prefeitura conta com três novas certidões relacionadas ao IPTU: dados cadastrais, inscrição e inexistência
A Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF) disponibilizou, nesta quarta-feira (05), três novos serviços digitais: certidões de dados cadastrais, de inscrição e de inexistência. As três certidões estão disponíveis no Portal de Serviços da Prefeitura de Niterói (https://servicos.niteroi.rj.
A “Certidão de Dados Cadastrais” pode ser solicitada pelo proprietário do imóvel para comprovar os dados pertencentes a sua inscrição, como área construída e utilização do imóvel. Já a “Certidão de Inscrição” comprova que a inscrição de IPTU pertence a um determinado endereço e está cadastrada na Secretaria de Fazenda. E a “Certidão de Inexistência” pode ser solicitada para comprovar a inexistência de IPTU em nome de uma determinada pessoa ou empresa.
Para solicitar as certidões via Portal de Serviços, o solicitante deverá ter em mãos alguns documentos, entre eles a escritura do imóvel, matrícula de IPTU, CPF e RG do proprietário. Anexando os documentos corretamente, as certidões poderão ser disponibilizadas em três dias úteis.
O Portal de Serviços da Prefeitura de Niterói, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), reúne informações sobre mais de 300 serviços municipais, sendo 45 digitais. Os cidadãos devem entrar no Portal de Serviços (https://servicos.niteroi.rj.