20240813134923_IMG_2240

Foto/Divulgação

Ação inédita busca novas ideias de transformação digital para os serviços do SUS. Secretaria também promove painéis sobre temas atuais como controle de epidemias e mudanças climáticas

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) vai desafiar startups, universidades e centros tecnológicos que participam do Rio Innovation Week 2024 a apresentarem soluções de transformação digital para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os dias 13 e 15/08, também serão realizados painéis de debate sobre o controle de epidemias, os impactos das mudanças climáticas, a telemedicina e o uso da inteligência artificial no atendimento ao paciente. O evento ocorre nos armazéns da Praça Mauá, entre 13 a 16 de agosto. 

“O grande diferencial do desafio de inovação promovido pela Secretaria de Saúde (SES) será reunir uma diversidade de perspectivas e expertise para enfrentar os desafios reais enfrentados pela Saúde. Queremos engajar diversos atores, promovendo uma cultura de colaboração, essencial para criar soluções mais eficientes e sustentáveis”, destaca o subsecretário-executivo da SES/RJ, Leonardo Ferreira, que coordena a participação da SES/RJ no evento. 

 

O desafio: saiba como vai funcionar

No Desafio de Inovação Aberta, o objetivo da SES/RJ é encontrar soluções inovadoras para questões como a melhoria do diagnóstico precoce e o cuidado integral para pacientes com doenças raras na Atenção Primária do Sistema SUS. Os especialistas em tecnologia também poderão sugerir projetos para estabelecer uma coordenação de cuidados eficiente para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições neurodivergentes.

Também estão no radar novas formas de usar recursos digitais para acelerar a entrega de medicamentos solicitados pelos cidadãos, permitindo um início mais rápido do tratamento também estão entre os desafios. Assim como a busca de soluções tecnológicas que facilitem a triagem prévia de pacientes na regulação. 

Uma outra ideia é automatizar a priorização de demandas na gestão das filas, com base em protocolos de regulação de acesso a procedimentos eletivos na atenção primária. Há expectativa de que possa também surgir proposta de uso da Inteligência Artificial na prevenção e no tratamento do câncer.


A programação

Nesta terça-feira (13/08), a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, participou do painel “Desafios do século XXI pós COVID-19 e as novas catástrofes ambientais”, que também contou com a assessora de inovação da SES, Emanuela Rainho; a coordenadora do Núcleo de Telessaúde e Saúde Digital da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Alexandra Monteiro; além do executivo ESG da Cedae, Allan Borges.

Claudia Mello relembrou os desafios enfrentados durante a pandemia e falou do processo de transformação digital que a SES está implementando, a partir da criação do Centro de Inteligência em Saúde (CIS) há um ano.

– Com o CIS conseguimos concentrar as informações em saúde de modo a antever cenários e nos prepararmos para possíveis epidemias. Recentemente o estado viveu uma epidemia de dengue e a Secretaria se preparava desde novembro do ano passado para garantir os insumos e a assistência necessária, inclusive aos municípios. Além disso, com o apoio do Centro captamos os dados de pronto atendimento das UPAs, para saber de onde vem o paciente. Há também uma pesquisa de busca ativa nos municípios para que tenham acesso aos dados e possam se adaptar melhor tendo as informações. E as informações do CIS são disponibilizadas para a população por meio dos canais de comunicação da SES _ explicou a secretária.

Na quarta-feira (14/08), o painel “Visão geral das aplicações de IA na Saúde” contará com Emanuela Rainho, representando a SES; o sócio fundador da 4H Tecnologia e Saúde, Alex Lucena; e o professor de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rafael Cisne.

Já na quinta-feira (15/08), a secretária Claudia Mello apresenta o painel “Transformação Digital na Saúde Pública”, na Arena Health Tech, quando fará o lançamento oficial do “Primeiro Desafio de Inovação Aberta da Saúde do Estado do Rio de Janeiro”. Também participa o subsecretário-executivo da SES, Leonardo Ferreira; a assessora de inovação, Emanuela Rainho e o CEO da IAsis Health, Diógenes Firmino. A empresa é especializada no uso de IA para integração entre pacientes e médicos.

_ O painel será uma oportunidade para debater padrões de integração de dados com objetivo de dar mais eficiência e qualidade aos cuidados de saúde pública. Os gestores estarão disponíveis para narrar suas experiências, contando casos de sucesso e as lições aprendidas _ esclarece a secretária Claudia Mello.


Serviço:

Secretaria Estadual de Saúde na Rio Innovation Week

Local: Avenida Rodrigues Alves, 10 | Praça Mauá, Rio de Janeiro – RJ

Data: 13/08, 14/08 e 15/08

Painéis com participação da SES/RJ:

Desafios do século XXI pós COVID 19 e as novas catástrofes ambientais (13/08 às 13:00); Visão geral das aplicações de IA na Saúde (14/08 às 14:00); Arena Health Tech: Transformação Digital na Saúde Pública (15/08 às 15:00).


Fonte: Secretaria de Estado de Saúde – RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *