Intercâmbio-3

Fotos/Divulgação

Docentes participam de ações por todo o mundo, em busca de mais informações e aprendizados para auxiliar no ensinamento em sala de aula 

Descobrindo riquezas em busca de conhecimento: com esse objetivo, professores e diretores de diversas escolas estaduais viajam pelo mundo, em ações de parcerias, para trazer, na bagagem, mais informações para os alunos, aperfeiçoando as aulas com experiências de diversos locais pelo mundo.  

A diretora Elisângela Lopes do Nascimento e o professor Diogo Peixoto Pinheiro, do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, de Niterói, estiveram no país oriental, em uma série de atividades para desvendar os hábitos e a cultura milenar da China. Nesta viagem, eles participaram de uma sequência de palestras sobre tecnologia aplicada desenvolvida nos departamentos de física, matemática, engenharia da óptica eletrônica, engenharia de telecomunicações, engenharia de ciências de materiais, ciências de dados e docência em escolas e universidades. 

Fotos/Divulgação

— Além das palestras, vimos um resumo da história da ascensão da China nas últimas décadas, que mostra um crescimento muito rápido economicamente com investimentos pesados em educação, ciência e inovação — afirma a diretora.  

A diretora-adjunta da unidade, Flávia Mercante, também esteve por lá, apresentando a experiência da escola para uma universidade chinesa. 

Fotos/Divulgação

— A gente tem sempre que aprender, em qualquer situação. Aceitei esse desafio e sempre gostei muito do Matemático, por ser uma escola modelo. Além do mandarim, a escola tem o foco nas ciências exatas. Temos uma parceria com uma universidade na China, com troca de materiais didáticos e o intercâmbio, através de eventos — disse Flávia Mercante. 

Já as professoras Mari dos Santos, do Ciep 323 Maria Werneck de Castro, e Shirley Rodrigues, do Colégio Estadual dos Lírios, embarcaram, essa semana, para a Irlanda. A ação faz parte de uma parceria internacional entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Instituição Mary Immaculate College (MIC). 

Nesse intercâmbio de conhecimentos e cultura, elas vão passar 9 meses na cidade de Limerick, no país europeu, participando do curso de pós-graduação (lato sensu) em liderança e gestão educacional. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *