Estudantes da rede estadual de ensino terão acesso a mais de 20 modalidades esportivas, atividades culturais, cursos profissionalizantes e preparatório para concursos públicos, reforço escolar e acompanhamento psicológico. Esses benefícios estão sendo oferecidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP), da Marinha do Brasil, nas dependências do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan). A parceria foi fechada pela secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, e pelo almirante e comandante, Cláudio Leite, do Cefan, durante cerimônia no Centro de treinamento, na Penha, Zona Norte do Rio. O contrato firmado tem objetivo de ampliar o programa e democratizar o acesso à prática esportiva, visando a redução dos riscos sociais para alunos da rede estadual.
O programa realizado em dois turnos, matutino e vespertino, conta com mais de 20 modalidades esportivas como natação, atletismo, futsal, futebol de campo, jiu-jítsu, boxe, voleibol, judô, taekwondo, karatê, remo escaler, remo costal, canoa havaiana e futevôlei.
— Em nome do Governo do Estado do Rio de Janeiro, queremos agradecer pela parceria e parabenizá-los pelo trabalho lindo que é desenvolvido. Essa formalização vai agregar ainda mais na vida dos nossos estudantes, que podem usar as dependências do Cefan durante o contraturno da escola para a prática esportiva — destacou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, acrescentando que a Seeduc também irá ceder professores da rede estadual para o programa.
A iniciativa é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica e em parceria com os ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e a Secretaria Nacional de Juventude.
O almirante Cláudio Leite, do Cefan, acredita que a assinatura do acordo é só o início de um grande trabalho.
— Essa parceria com a Secretaria de Estado de Educação será muito importante para o Programa Força no Esporte aqui do Cefan. Com isso, nós poderemos expandir ainda mais nossas atividades – afirmou o almirante.
As atividades oferecidas no programa dividem-se entre esportivas, culturais; serviço de convivência e fortalecimento de vínculos; cursos profissionalizantes e preparatório para concursos públicos; reforço escolar; e acompanhamento psicológico.
Pedro Henrique Fernandes, de 17 anos, aluno do Colégio Estadual Mato Grosso, em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio, faz parte do programa.
— Sou atleta de karatê. Com a prática do esporte comecei a ser mais disciplinado e responsável. Esta iniciativa transformou minha vida — contou o jovem, que é medalhista de bronze no Campeonato Estadual de Karatê em 2024.
Já para a estudante Jayannny Nascimento, de 16 anos, do Colégio Estadual Olga Benário Prestes, em Bonsucesso, também na Zona Norte, o acordo entre a Seeduc e o Cefan vai alcançar ainda mais jovens de comunidades.
Fonte: Seeduc-RJ