IMG_7486

Foto/Divulgação: Luciana Carneiro

Exposição ao sol e calor extremo pode aumentar riscos de desidratação, insolação e de problemas cardiovasculares

Com a onda de calor extremo, devido às mudanças climáticas, a Secretaria de Saúde de Niterói faz um alerta à população para os sinais de mal-estar, especialmente durante o Carnaval, que atrai uma multidão para as ruas da cidade. A exposição ao sol por longo período, associada ao baixo consumo de água e de alimentação inadequada, podem prejudicar o organismo, aumentando os riscos de desidratação, insolação e de problemas cardiovasculares.


Niterói foi considerada a cidade mais quente do Brasil no dia 17 de fevereiro, quando foi registrado 42,2ºC, temperatura recorde em 2025, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão do tempo na semana do Carnaval é de temperaturas que podem chegar a 38ºC.

Os foliões que estiverem curtindo o carnaval de rua devem ficar atentos e procurar imediatamente a emergência mais próxima em caso de sintomas fora do normal. De acordo com a médica Míriam Rangel Barquette, responsável técnica da FeSaúde, podem ocorrer diversas sensações, como fraqueza, sonolência, boca, olhos e nariz secos, dor de cabeça, sangramento nasal, febre, dificuldade para respirar, aumento da pressão arterial, tonteiras, desmaios e arritmias cardíacas, que causam desconforto no peito e aumento ou diminuição súbita da frequência cardíaca.

“O Carnaval é uma festa que predominantemente acontece nas ruas, onde o asfalto e o concreto, cada vez maiores nos grandes centros urbanos, absorvem e retêm calor elevando ainda mais a sensação térmica, principalmente em blocos lotados e com pouca sombra. Isso dificulta a regulação da temperatura do corpo”, explica a médica. Ela recomenda evitar, se possível, a exposição ao sol nos horários mais quentes, entre 10h e 16h.

O folião também pode se proteger usando boné, chapéu, óculos escuros e protetor solar, que deve ser aplicado sempre ao sair de casa e reaplicado ao longo do dia durante toda a exposição solar.

Vale lembrar que locais superlotados e pouco ventilados podem causar queda de pressão, falta de ar e desmaios. Então, a dica é dar preferência sempre a espaços abertos e mais arejados. Além disso, é importante saber o momento de parar a folia em caso de tontura, fraqueza ou muito cansaço e procurar um local com sombra para sentar e se hidratar.

A médica recomenda ainda que pessoas que tenham problemas cardíacos, hipertensão ou diabetes consultem seu médico e levem os remédios de uso regular.

Dicas para curtir o Carnaval com segurança e minimizar riscos à saúde:

– Adultos devem controlar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois não substituem água na hidratação. Para cada bebida alcoólica, beber um copo de água para evitar desidratação.

– Evitar misturas perigosas, bebidas energéticas com álcool podem sobrecarregar o coração e aumentar o risco de arritmias.

– Escolher bem a roupa e usar acessórios que protejam contra a insolação: bonés, chapéus, óculos de sol e ventarolas.

– Usar roupas leves e de cores claras, que ajudam na regulação da temperatura corporal.

– Hidratação constante: beber bastante água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede, e oferecer líquidos regularmente, principalmente para crianças e idosos, que muitas vezes não solicitam.

– Ter uma alimentação leve, evitando comidas salgadas ou gordurosas.

– Utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas nos dias mais secos.

Atendimento de urgência e emergência em Niterói

Hospital Municipal Carlos Tortelly – Rua Desembargador Athayde Parreira, nº 266 – Centro

Unidade Municipal de Urgência Dr. Mário Monteiro – Estrada Francisco da Cruz Nunes, s/nº – Cafubá

Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho) – Rua Teixeira de Freitas, s/nº – Fonseca

Serviço de Pronto Atendimento do Largo da Batalha – Rua Reverendo Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha

Serviço de Pronto Atendimento da Engenhoca – Avenida Professor João Brasil, s/n°, Engenhoca

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – Telefone 192

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *