Profissionais reforçam importância de cuidados preventivos e calendário vacinal em dia
Com a chegada do inverno, a procura por atendimentos de casos de doenças respiratórias entre as crianças aumentaram consideravelmente no município de São Gonçalo. Somente no mês de junho, as unidades que realizam serviços de urgência e emergência somaram mais de 1.500 atendimentos respiratórios. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil alerta para que os responsáveis evitem permitir que as crianças fiquem em contato com pessoas resfriadas e locais com grandes aglomerações e mantenham o calendário vacinal das crianças atualizado.
“Pedimos para que as pessoas mantenham os ambientes ventilados; higienizem as mãos da criança com água e sabão; evitem contato com pessoas que apresentem sintomas respiratórios. Além disso, não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos. Caso apresente sintomas, pedimos para procurar um pediatra ou especialista na Clínica da Criança, que conta com agendamento ambulatório todas as terças e quintas, das 8h às 16h, se for o caso de atendimento de urgência e emergência, pedimos para que procurem o Pronto Socorro Infantil”, recomenda a diretora da Clínica da Criança, Tathiana Delgado.
As crianças também podem ser atendidas nas unidades de pronto atendimento dos bairros de Nova Cidade, Pacheco e Santa Luzia para serviços de urgência e emergência.
A imunização contra a Covid-19 está disponível para crianças com mais de 4 anos em 55 unidades. Os responsáveis pelas crianças podem procurar as unidades de segunda a sexta, das 8h às 17h. Aos sábado, a Clínica Gonçalense do Mutondo e a Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, vacinam crianças, jovens e adultos, das 8h às 12h.
As demais vacinas de rotina são ofertadas durante todo o ano, de segunda a sexta, nas unidades de saúde da cidade.