São Jorge

São Jorge pode ser o padroeiro do Estado do Rio de Janeiro. O projeto de lei de autoria dos deputados André Ceciliano (PT) e Gustavo Schmidt (PSL), foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em discussão única. Originalmente, a homenagem referia-se a São Jorge, mas uma emenda do deputado Luiz Paulo (PSDB) incluiu São Sebastião como padroeiro. O texto prevê ainda que o governo preste, anualmente, as honras de Estado aos padroeiros dos fluminenses. “O dia 23 de abril, Dia de São Jorge, já está no calendário do Estado. São Jorge é o santo padroeiro em diversas partes do mundo e até hoje o Estado do Rio ainda não tem um padroeiro”, justificaram os autores do PL. Conhecido como “o grande mártir” ou “santo guerreiro”, São Jorge é reverenciado pelos devotos por favorecer a todos que a ele recorrem durante batalhas ou questões complicadas. Já São Sebastião, padroeiro do município do Rio, é considerado um santo muito popular, tendo dado seu nome à cidade. Seu dia é comemorado em 20 de janeiro.

O projeto de lei já foi despachado protocolado e aguarda apenas a assinatura do governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto. A iniciativa, contudo, já conta com a bênção do Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta. “Algumas devoções caem no gosto do povo. São Jorge, junto com São Sebastião, são santos do primeiro século da igreja. As pessoas se identificam com São Jorge como um sinônimo de guerreiro Cristão. Peço a Deus para que o exemplo deles ajude o povo carioca e fluminense a nunca desanimar e perseverar com fé para encontrar a solução dos seus problemas”, destaca Dom Orani.

Entre os devotos, a chance de São Jorge se tornar padroeiro do Estado do Rio foi bastante comemorada. Afinal, o “santo guerreiro”, que a cada dia aumenta o número de devotos, é exaltado pela garra e perseverança e pode inspirar a população. Milhões de pessoas espalhadas pelo Estado hoje, dia 23 de abril, se reúnem para comemorar e agradecer as graças alcançadas com a fé em São Jorge, santo de todos os credos que é louvado na Igreja Católica, no Candomblé e na Umbanda, São Jorge é associado a Ode, Ogum e Oxossi, sendo solicitado como defensor das almas. Além disso, ele é considerado o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados e escoteiros.

SALVE JORGE!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *