Motofogs nos cemitérios SG 1 - Divulgação

Haverá missas em dois cemitérios municipais e na Igreja Matriz

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Administração Funerária, está com um esquema especial para receber os visitantes nesta terça-feira, 2 de novembro, feriado de Finados, nos quatro cemitérios públicos do Pacheco, São Miguel, Ipiíba e São Gonçalo. As visitas vão funcionar das 8h à s 16h.

Após um ano com eventos virtuais, a Santa Missa de Finados será celebrada em dois cemitérios municipais em três horários e também na Igreja Matriz. As unidades de São Miguel e São Gonçalo terão missas às 8h, 10h e 16h. Já a Igreja Matriz recebe os fiéis às 9h e 18h. “Desde o início da Igreja Católica, se mantém o costume de orações pelos falecidos, sobretudo colocando intenções nas Santas Missas pedindo o céu para eles.  Veio a pandemia e cresceu o número de mortes. E mortes inesperadas. Quantos saíram de suas casas para uma consulta, acabaram sendo internados já em isolamento, CTI e morte? Sem despedida, sem orações junto aos corpos e com um maior grau de dificuldade para superar o luto.  Atualmente, com a pandemia mais controlada, não só podemos pouco a pouco retomar a vida, mas também concluir processos que foram interrompidos nos últimos 18 meses. Finados é um dia de saudade, de solidariedade, de fé”, disse o padre André Luís Bastos Siqueira.

A Secretaria de Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal, irá atuar com guardas nos cemitérios, auxiliando no trânsito e no fluxo dos visitantes nas unidades. Além disso, viaturas da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) vão ficar em ronda periódica pela cidade.

Protocolos – A Administração Funerária alerta que haverá aferição de temperatura, oferta de álcool em gel na entrada e que o uso da máscara será obrigatório durante as visitas. Equipes da Administração Funerária vão controlar a quantidade de pessoas no interior das unidades para evitar aglomerações.

A Vigilância Ambiental também intensificou, nesta semana, as ações de prevenção contra covid-19, além de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As equipes de combate ao coronavírus intensificaram as ações com as motofogs e estão sanitizando todos os cemitérios para dar mais segurança aos visitantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *