
Foto/Divulgação: Ascom
Pacientes são orientados sobre importância da alimentação e prática de exercícios
O Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo continua, neste mês de maio, com ações educativas nas unidades de saúde para lembrar o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, comemorado em 17 de maio. As atividades orientam os pacientes sobre a importância e como manter a pressão arterial controlada.
Nas palestras, os pacientes aprendem a importância de uma alimentação rica em alimentos mais saudáveis e com pouco sal, a prática de exercícios e o controle do estresse. “A pressão alta pode ser ocasionada por vários motivos, inclusive genéticos. Mas podemos prevenir e evitar com hábitos mais saudáveis, como boa alimentação e ausência de fumo, e é isso que é passado nas unidades de saúde”, explicou a coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes da Secretaria, Rayssa Nascimento.
Se não tratada, a hipertensão (superior a 140/90mmHg) pode levar ao risco de infarto, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, doença renal crônica e alterações na visão que podem levar à cegueira e até a morte em casos mais graves.
Ela é caracterizada pelo aumento dos níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que exige um esforço adicional do coração para bombear o sangue pelo corpo. A pressão alta pode ser diagnosticada através de exames periódicos e pode ser tratada com remédios.
Os gonçalenses podem aferir a pressão arterial em todas as unidades de saúde da Atenção Básica diariamente, sempre de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os hipertensos devem aferir com mais regularidade, já que nem todos sentem os sintomas. Quando ocorrem, os sintomas mais comuns são: dores no peito, cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Fonte: PMSG