unnamed (10)

Foto/Divulgação

Evento reforça compromisso do Estado com a conservação ambiental nos municípios fluminenses

Nesta quinta-feira (22), servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo participaram de um evento promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade.

Com uma programação especial voltada à preservação do meio ambiente, o encontro reuniu representantes dos 92 municípios fluminenses para a apresentação de Projetos Estratégicos da SEAS e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), além do lançamento das publicações “Atlas das Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro” e “Conhecendo a Flora Endêmica e Ameaçada de Extinção do ERJ”.

Durante o evento, foram doadas câmeras traps, placas de sinalização e cartões de memória aos municípios, como parte do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC), desenvolvido dentro do Projeto Fauna Ameaçada. O objetivo é ampliar o monitoramento da biodiversidade fluminense e subsidiar políticas públicas de conservação ambiental com dados técnicos.

São Gonçalo firmou seu compromisso com essas ações ao assinar um Termo de Adesão ao uso das ferramentas de monitoramento, comprometendo-se a utilizá-las nas atividades de vigilância da fauna e a compartilhar as informações coletadas com a SEAS.

De acordo com o técnico em Meio Ambiente, Fernando de Souza Medeiros, participar deste evento foi uma experiência extremamente enriquecedora.

“Pudemos conhecer de perto projetos estratégicos que estão sendo desenvolvidos em todo o Estado e entender como São Gonçalo pode se integrar ainda mais às políticas de conservação ambiental. O lançamento das publicações e o contato com outras experiências municipais também ampliaram nossa visão sobre a importância da gestão qualificada das nossas unidades de conservação”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos, reforçou a importância da iniciativa para a proteção do meio ambiente do município.

“O recebimento das câmeras traps e das placas de sinalização representam um grande avanço para o trabalho dos técnicos em campo. Esses equipamentos vão nos permitir monitorar a fauna com mais precisão e, a partir disso, planejar ações mais eficazes para a preservação da biodiversidade em São Gonçalo. É uma oportunidade concreta de fortalecer a gestão ambiental no município com base em dados e tecnologia”, destacou o secretário.

Representaram a Prefeitura no evento os técnicos ambientais Allan Medeiros Pessôa e Fernando de Souza Medeiros, a educadora ambiental Thaís de Sousa Saraiva e o chefe de departamento Jean Carlo Nascimento de Almeida.

Fonte: PMSG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *