
Foto/Divulgação: Fabio Guimarães
Ação orienta servidores da Assistência Social sobre o racismo institucional
Na tarde desta segunda-feira (7), a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (COPIRSG), participou da campanha “SUAS sem racismo”. Palestra que ocorreu no auditório do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom), na Venda da Cruz, faz parte do projeto “São Gonçalo contra o racismo”.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza os serviços de assistência social no Brasil e, por meio da campanha “Suas sem racismo”, faz refletir sobre o racismo institucional como barreira para o acesso da população negra às políticas de desenvolvimento social e aos direitos socioassistenciais.
A subsecretária de Proteção Social Básica, Daiana Izabel, esteve presente no evento e destacou a importância da campanha. “Ficamos muito felizes com esse encontro de tamanha relevância no município, falar do SUAS contra o Racismo é uma avanço extremamente significativo. É uma pauta necessária para todos os profissionais que atuam no atendimento direto aos gonçalenses. É essencial que nós, servidores da Assistência Social, possamos estar conscientes quanto à importância das políticas públicas para a população negra”, afirmou.
“É muito sério discutirmos o racismo institucional, que dificulta o acesso de pessoas pretas em diversos espaços. E, no ponto de vista do serviço social, é uma das maiores demandas. Aqui, debatemos sobre como trabalhar, concretamente, essa questão no tratamento com os usuários da Assistência e potencializar as políticas públicas nas instituições”, afirmou a palestrante Sandra Vaz, professora da escola de Serviço Social na Universidade Federal Fluminense (UFF).

O evento trouxe conscientização para os profissionais e conselheiros da Assistência Social, para que esses tornem-se multiplicadores desta normativa do Ministério da Igualdade Racial, para que haja um avanço significativo da política pública étnico racial em São Gonçalo. Todos os presentes no evento receberam um certificado de participação.
Fonte: PMSG