Município registra queda acentuada no percentual de positividade
A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, realiza, nesta segunda-feira (14), a testagem de coronavírus em nove pontos pela cidade. A pasta reforça que a indicação do teste é para quem está com sintomas da covid-19, como febre, tosse e dores na garganta e corpo. Aqueles que tiverem sintomas mais graves, como falta de ar, devem procurar diretamente uma unidade de pronto atendimento.
A partir desta segunda-feira (14), o ponto no Ginásio da Universo, no bairro Trindade, será desativado por conta da baixa procura por teste e taxa de positividade no município. Na quinta-feira da semana passada, dia 3 de fevereiro, foram feitos 1.052 testes, sendo 155 positivos, o que representa 14,73% de positividade. Já nesta última quinta (10), foram realizados 682 testes com 56 reagentes, sendo apenas 8% de positividade.
Os locais de testagem em São Gonçalo atendem por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. No entanto, alguns trabalham com distribuição de senhas e outros com distribuição de senhas uma hora antes do encerramento para quem já estiver na fila. Dependendo do número de pessoas à espera de atendimento, a distribuição de senhas poderá ser antecipada para que o expediente seja encerrado até 17h.
A Secretaria de Saúde alerta para que a população mantenha as medidas restritivas e cuidados pessoais, como o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos. Também é muito importante que os gonçalenses evitem aglomerações, usem álcool em gel e, nos locais de testagem – inclusive nas filas – mantenham a distância mínima de um metro.
Locais dos exames segunda-feira (14):
– Tenda na Praça do Zé Garoto, diariamente, das 8h às 17h;
– Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h;
– Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo: de segunda a sexta, das 8h às 17h, exclusivamente para gestantes;
– Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina: segundas, terças e quintas, das 8h às 12h, com distribuição de senhas;
– Clínica da Criança (0 a 12 anos), segunda a sexta, das 8h às 17h, com distribuição de senhas;
– Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, Lagoinha, diariamente, das 8h às 17h, só para pessoas sintomáticas e com distribuição de 500 senhas;
– PAM Coelho: segunda a sexta, das 8h às 17h;
– PAM Alcântara: segunda a sexta, das 8h às 17h;
– Umpa de Nova Cidade: segunda a sexta, das 8h às 17h.