unnamed (35)

Foto/Divulgação: Júlio Diniz

Música, dança, oficinas e exposição promovem integração com pacientes  

Uma tarde muito especial e divertida foi vivida pelos usuários dos equipamentos de saúde mental de São Gonçalo, seus colaboradores e frequentadores do Shopping Pátio Alcântara, nesta quinta-feira (10), quando é lembrado o Dia Mundial da Saúde Mental. A coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo realizou evento com apresentações musicais, dança e exposição de trabalhos artesanais criados nas oficinas terapêuticas na Praça de Alimentação do shopping.

 

A atividade teve o propósito de conscientizar e incentivar a discussão sobre o cuidado com a saúde mental, dando ênfase ao tratamento e apoio oferecidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade. 

“A programação foi feita especialmente para os usuários da saúde mental. Mas também para mostrar para todos que precisam de algum atendimento em saúde mental que estamos de portas abertas para receber, acolher, orientar e oferecer o suporte que toda a população de São Gonçalo tem direito de receber com qualidade, respeito e comprometimento”, disse a coordenadora da Saúde Mental, Elaine de Souza Xavier Dias.

Para o frequentador do shopping, o assistente de logística Rodrigo de Araújo Machado, de 46 anos, o evento é uma oportunidade para os pacientes conviverem em sociedade sem serem discriminados. 

 

Foto/Divulgação: Júlio Diniz

“Acho muito importante esse tipo de evento para todos – tanto para os pacientes quanto para a população em geral. Isso dá oportunidade para essas pessoas que – normalmente não são bem aceitas em locais públicos – conviverem com todos. E mostra para o público que eles existem e podem conviver em um mesmo ambiente. Todos nós somos iguais perante a Deus”, opinou Rodrigo. 

São Gonçalo não tem mais hospitais psiquiátricos de internação permanente. Os últimos nove pacientes internados na Clínica Nossa Senhora das Vitórias foram transferidos para uma residência terapêutica (RT) no dia 15 de março deste ano. Atualmente, todos vivem em RTs, usam os Caps, PAM Coelho e Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho para os tratamentos ambulatoriais e têm atendimento emergencial para as crises no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto. 

 “A saúde mental em São Gonçalo teve um grande avanço nos últimos três anos. Quando o prefeito Capitão Nelson assumiu o governo, a Clínica Nossa Senhora das Vitórias contava com 154 pacientes institucionalizados. Essa realidade foi mudando com a implantação das novas RTs e conseguimos, no início deste ano, acabar com as internações permanentes. Um verdadeiro marco para a cidade”, disse a secretária municipal de Saúde, Dra. Bianca Serour.   

As RTs contam com a supervisão de cuidadores durante 24 horas, coordenador, acompanhante terapêutico e técnico de enfermagem. Elas são casas destinadas às pessoas oriundas dos manicômios, com mais de dois anos ininterruptos de internação e sem vínculos familiares. 

 

Fonte: PMSG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *