021219-IMG-20191202-WA0063

A Escola Municipal João Cabral de Melo Neto, localizada em Vista Alegre, tem mais um motivo para se orgulhar do trabalho realizado em prol da educação. A estudante Ana Júlia Laurentino de Carvalho, de 15 anos, matriculada no 8º ano do Ensino Fundamental, conquistou o primeiro lugar no Concurso de Trovas, promovido pela União Brasileira de Trovadores (UBT) em parceria com o Diário da Poesia.

Este ano, o concurso reuniu cerca de mil alunos de dez escolas, das redes públicas e privadas, dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. No evento realizado na escola, além de Ana Júlia, também foram premiados os estudantes Luka Alves Freire, Wallace Ricardo dos Santos Pereira, Dominique Buriche de Mattos e Marcus Vinícius Gomes Carvalho Júnior. “Esse resultado nos dá a certeza que estamos no caminho certo, trabalhando por uma educação pública de qualidade. Estamos muito orgulhosos dos nossos estudantes e dos nossos professores como a Fernanda Rangel Silveira, de Língua Portuguesa, responsável pela aplicação do projeto na escola”, afirmou a diretora Silviane Moraes. O concurso faz parte do programa Juventrova, que nasceu em 2017.

O trabalho deste ano começou em maio com a participação de mil alunos, dos quais 88 foram selecionados para a nova coletânea, intitulada “A Paz Que Queremos”, lançada nos últimos dias 22, no Abrigo Cristo Redentor, e 29 no ICBEU, quando Ana Júlia conquistou a primeira colocação. A UBT é uma instituição cultural que tem representação em 289 cidades no Brasil e mais 13 representações em outros países. O projeto tem o objetivo de tentar formar novos escritores através do ensino da trova. “Nós temos algumas escolas parceiras e os professores foram capacitados no início do ano para desenvolverem o trabalho com o tema “Paz”. Houve uma primeira seleção e os estudantes foram premiados em suas escolas. Sempre no final do ano acontece a culminância do projeto com o lançamento de um livro, sendo escolhido o vencedor do concurso”, explicou Renato da Silva Cardoso, que coordena o projeto em São Gonçalo e a nível nacional. “Estamos muito felizes com mais essa conquista, é o segundo ano que participamos e o nosso segundo livro. Temos orgulho dos nossos alunos e da dedicação dos professores. Parabéns para Ana Júlia e para toda a equipe da Escola Municipal João Cabral de Melo Neto”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

CONFIRA A TROVA DA ANA JÚLIA:

“Nesta vida almejo paz,

aliada à liberdade,

assim me torno capaz

de encontrar felicidade”.

                                                   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *