unnamed - 2025-01-06T124208.143

Foto/Divulgação: Ascom

Eventos promovem inclusão e valorização da diversidade

Em 2024, a cidade de São Gonçalo consolidou um ano de rica diversidade cultural, com a realização de eventos que promovem a inclusão, o empreendedorismo local e o fortalecimento das expressões artísticas em equipamentos culturais populares. Sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, esses eventos marcaram um ano de intensa democratização cultural e de fortalecimento da identidade local.

O Centro Cultural Joaquim Lavoura, popularmente conhecido como Lavourão, foi palco de duas importantes feiras que se destacaram pela promoção da cultura local e pela valorização do empreendedorismo. A Feira Aduke, realizada em três edições durante o ano, é uma ação da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção de Igualdade Racial e Étnica de São Gonçalo (Comirsg), com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. A feira tem como foco a inclusão social, a diversidade cultural e o apoio ao empreendedorismo feminino, especialmente entre as mulheres negras do município.

Já a Feira da Cultura aconteceu ao longo de todo o ano, com duas edições mensais. O evento, que celebrou o artesanato, a gastronomia e as tradições locais, trouxe ao Lavourão uma vasta programação com barracas de artesanato, pratos típicos preparados por chefs locais e apresentações culturais vibrantes.

 

Foto/Divulgação: Ascom

A Lona Cultural Lídia Maria da Silva, no Jardim Catarina, se consolidou como um importante centro de difusão cultural para todas as idades, recebendo diversos eventos ao longo de 2024. Um dos destaques foi a batalha de rimas Reis do Underground, que percorreu diversas rodas culturais de São Gonçalo, culminando em uma etapa de intensa disputa no próprio equipamento cultural. 

A Lona também sediou um dos eventos da 6ª edição da Festa Literária de São Gonçalo (Flisgo), com o Encontros de Histórias, Contos e Criatividade, que visou estimular o imaginário infantil por meio da literatura. Outra grande atração foi o Rei da Lona, com pocket shows dos artistas Funkero e Don Billy, além de sets de DJ Lz, batalhas de MCs e apresentações de poesias e músicas autorais, que proporcionaram um espaço plural para as manifestações urbanas.

Já o Centro de Tradições Nordestinas, maior símbolo da cultura nordestina na cidade, passou por uma revitalização e reabriu suas portas em grande estilo em maio, com a apresentação da DJ Kora. O centro, que agora conta com 21 quiosques oferecendo comidas típicas e artesanato nordestino, além de uma área de shows aconchegante, foi palco de uma série de eventos de grande porte. 

Entre eles, o 2º Encontro Nacional de Motociclistas, que uniu música, gastronomia e a cultura automobilística. O espaço também recebeu o Baile dos Namorados e festivais como o SG Funk Fest, com apresentações de funk e batalhas de rima, e o Festival Infantil de Capoeira (Festincap 2024), que envolveu crianças em atividades culturais lúdicas. Um dos maiores destaques foi o 1º Festival da Cultura Brasileira, que celebrou a diversidade cultural com atrações musicais e culturais de sabores, ritmos e celebração da cultura brasileira.

A secretária de Turismo e Cultura, Julia Sobreira, destacou que “esses eventos são um reflexo do compromisso da Prefeitura de São Gonçalo em democratizar o acesso à cultura e promover a valorização da identidade local. As iniciativas realizadas ao longo do ano não apenas enriqueceram a vida cultural da cidade, mas também impulsionaram a economia criativa local, criando oportunidades para artesãos, artistas e empreendedores”.

Fonte: PMSG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *