Município monta estratégia para aumentar imunização da população contra covid-19
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil trabalha para que toda a população gonçalense tenha acesso à vacinação contra o coronavírus. Por isso, a partir de segunda-feira (30), mais dois pontos de vacinação serão abertos nos polos sanitários Paulo Marques Rangel, no Portão do Rosa; e Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina. Eles vão funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Os dois pontos são afastados dos atuais 12 pontos de vacinação e das regiões centrais da cidade. O objetivo é ofertar a vacina para os gonçalenses que moram em áreas mais distantes, têm dificuldades de locomoção e são mais vulneráveis.
“Estamos trabalhando para levar a vacina a todos os moradores. Isso também irá contribuir para a queda dos números contra a doença no município. Também é importante lembrar que, mesmo vacinados, temos que continuar com as medidas sanitárias de isolamento social, uso de máscara e higienização das mãos”, disse o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson.
A vacinação está sendo oferecida para todos os gonçalenses com mais de 14 anos. Todos os menores estão sendo vacinados com a Pfizer. Mas a cidade tem todos os imunizantes disponíveis, tanto para primeira dose quanto para segunda dose.
“Estamos nos esforçando para vacinar toda a população, ampliando os locais e abrindo para os adolescentes. É muito importante que todos se conscientizem do que estamos vivendo e colaborem para conseguirmos controlar esta doença”, disse o secretário municipal de Saúde, Dr. André Vargas.
A vacinação nos dois polos sanitários é por tempo indeterminado e vai funcionar enquanto houver procura. Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar comprovante de residência, carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e comprovante de residência do responsável, que deverá acompanhá-los ao local de vacinação.
A imunização com a segunda dose das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer também está disponível. Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose em São Gonçalo.
Gestantes – As grávidas que tomaram o imunizante Astrazeneca vão receber a segunda dose da Pfizer ou Coronavac. Vale lembrar que só as grávidas, puérperas, lactantes e menores de 18 anos têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente também podem tomar esta vacina, segundo o informe técnico do Governo do Estado. No entanto, não há exclusividade, já que estes grupos podem ser vacinados com outras vacinas. Para ter escolha do imunizante, o gonçalense deve ter um laudo médico indicando a aplicação da vacina escolhida e os motivos.