Pode me chamar de Gal

Pode me chamar de Gal. Foto/Divulgação

 “Meu nome é Gal!”. Em homenagem a uma das vozes mais potentes da música brasileira, o espetáculo “Pode Me Chamar de Gal” chega na Sala Carlos Couto, no Theatro Municipal. Terça-feira, dia 09 de maio, a partir das 19h, Niterói vai revisitar o repertório dessa musa da MPB.

“Pode Me Chamar de Gal” é um espetáculo musical que permeia a vida e a obra da cantora Gal Costa, mostrando como ela se tornou uma das maiores vozes da MPB e um ícone brasileiro respeitado pelo mundo. O espetáculo tem como objetivo, enaltecer a intérprete e multi-instrumentista, que foi eleita como a sétima maior voz da música pela renomada revista Rolling Stones Brasil.

A versatilidade e a maneira disruptiva como encarava a sua vida inspirou o elenco a criar este espetáculo. Através de canções sensivelmente selecionadas, o público saberá mais sobre quem foi e quem é Maria da Graça Costa Penna Burgos, Gal Costa.

Ao revisitar as canções interpretadas pela imortal, os cantores Rejane Tinoco, Débora Assumpção e Jessé Magalhães transitam pelos movimentos que atravessaram a carreira da artista, representando as singularidades e paradoxos de uma voz cristalina e sua personalidade na contracultura, frente às adversidades do seu tempo.

O repertório inclui clássicos como “Divino Maravilhoso”, “Chuva de Prata”, “Força Estranha”, “Dia de Domingo”, “Baby”, “Vaca Profana” e muito mais.

Com direção de Allan Victor Corrêa, a apresentação ainda conta com a participação dos músicos Marcelo Malta (violão), Caroline Novaes (piano) e Deyvison Tavares (flauta).

SERVIÇO:

Evento: “Pode Me Chamar de Gal”

Data: Terça-feira, dia 09 de maio de 2023

Horário: 19h

Entrada gratuita

Classificação: livre

 

ELETRORAMA chega na Sala Nelson para apresentação multi-artística com novos talentos da arte brasileira

Música brasileira e novos talentos. Essa é a combinação que ELETRORAMA, projeto musical e multi-artístico, traz para a Sala Nelson Pereira dos Santos. Terça-feira, dia 09 de maio, a partir das 20 horas, Niterói vai poder curtir esse espetáculo inovador e gratuito.

Idealizado por Dany Ronald, essa iniciativa tem como objetivo promover um encontro entre música, artes visuais e dança. A linguagem do espetáculo baseada na execução das músicas em diálogo com outras expressões artísticas pretende criar uma experiência estética única, integrada e inovadora. A apresentação combina os talentos de Murilo O’Reilly  (percussionista), Marcelão de Sá (baixista e voz), Pedro Sá (Guitarra e voz), Dany Roland (baterista), Jonas Sá (Eletrônicos e voz), Thiago Queiroz (Saxofones e flautas), Juli Fernandez (bailarina) e Márcio do Vale (artes visuais e projeções).

O repertório mescla composições dos integrantes e músicas de compositores consagrados de variados estilos, referências e inspirações. Todo o conteúdo sonoro dialoga com a proposta artística do espetáculo: de Jorge Bem a Astor Piazzolla passando por Ennio Morricone e John Zorn entre outros. Em Niterói, o grupo ainda convida Aline Deluna, atriz, bailarina, cantora, produtora e psicóloga natural da cidade.

A finalidade principal deste projeto é promover a música, enquanto manifestação artística viva, plural, popular e contemporânea, e apresentá-la para um público diverso.

SERVIÇO:

 Evento: ELETRORAMA

Data: Terça-feira, dia 09 de maio de 2023

Horário: 20h

Evento gratuito

Classificação Indicativa: livre

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

End.: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói

Cine República apresenta documentário sobre luta antimanicomial

Cineclube da Biblioteca Parque de Niterói irá exibir “Ouvidores de Vozes”

 Em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, 18 de maio, o Cine República irá exibir o documentário “Ouvidores de Vozes”, dirigido por Bruno Tarpani. O cineclube, que acontece mensalmente na Biblioteca Parque de Niterói, está marcado para o dia 09 de maio, às 15h.

“Ouvidores de Vozes” coloca em discussão o tratamento psiquiátrico no sistema de saúde do país, através da trajetória de seus personagens, Isabel, Reginaldo e Marlene. Abordando desde o diagnóstico médico até crenças religiosas e isolamento social, o filme lança luz sobre o debate da saúde mental enquanto política pública. A obra foi contemplada com o prêmio Pitching Doc Futura de 2016.

O Cine República é uma parceria entre a Biblioteca Parque de Niterói/Secretaria Municipal de Cultura, o Núcleo de Cineclubes de Niterói (NuCiNi)/Coordenação de Educação e Cultura (CECULT)/Subsecretaria de Políticas Educacionais  Transversais (SSPET)/ Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Centro de Convivência e Cultura de Niterói/Secretaria Municipal de Saúde.

SERVIÇO

OUVIDORES DE VOZES

Data: 09 de maio, terça-feira

Horário: 15h

Classificação: 12 anos

Duração: 52 minutos

Local: Espaço Café Paris – Biblioteca Parque de Niterói

End.: Praça da República, s\n, Centro, Niterói – RJ.

Entrada: Gratuita

Veja a programação completa

 SERVIÇO

OFICINA COM A CERAMISTA MICHELE ROCHA

Data: 06/05 (Sábado)

Horário: 10h30

Duração: 2 horas

Inscrições gratuitas: <https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdSYSL4NG4M1PmQVLV8ZS2_y3nbEGaYpJsDlrM1-8niyoU7Aw/viewform?fbclid=PAAab9DxTOgL-rwrzv33GCAzHyboDAfq6Pr911Yf7rm3fBvV1XksAW75W4hwU >

Capacidade: 20 pessoas

Classificação Indicativa: + 2 anos

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular

Endereço: R. Pres. Domiciano, 178 – Ingá, Niterói – RJ, 24210-271

SERVIÇO:

PELÉ, O REI DO FUTEBOL: O PODER DA REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA

Data: 10/05

Horário: 18h

Classificação: Livre

Entrada gratuita

Capacidade: 40 pessoas

Local: Solar do Jambeiro – Salão Amarelo

Endereço: R. Pres. Domiciano, 195 – Ingá, Niterói – RJ, 24210-271

Fonte: Gabriela Costa – Ascom/FAN 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *