A graduação é padronizada internacionalmente pela WAKO (World Association of Kickboxing Organizations), que é a entidade organizadora do Kickboxing em nível mundial. Devido à padronização, os filiados são reconhecidos em todo o mundo, devido a essa unificação, que faz com que todos desenvolvam o mesmo trabalho.
A CBKB (Confederação Brasileira de Kickboxing) e a FKBERJ (Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro) seguem fielmente o quadro de graduações da WAKO.
Quadro de Graduação:
– Faixa Branca
– Faixa Amarela
– Faixa Laranja
– Faixa Verde
– Faixa Azul
– Faixa Marrom
– Faixa Preta
Depois da Faixa Preta, somente é concedido o Dan, que vai até o décimo. Assim que realiza o Exame de Faixa Preta, o kickboxer é graduado como Faixa Preta 1º Dan. Com o tempo, vai recebendo o Dan correspondente, que vai do 2º ao 10º. Sendo que, somente a partir do 4º Dan um Faixa Preta é reconhecido oficialmente como mestre.
O Dan é reconhecido por listras brancas que são adicionadas em sua Faixa Preta. A quantidade de listras brancas corresponde à quantidade de Dan.
Exemplo:
– 2 listras brancas = 2º Dan
– 3 listras brancas = 3º Dan
– 4 listras brancas = 4º Dan
E, assim, sucessivamente, até completar as 10 listras brancas (10º Dan).
Não existem outras cores de faixas no kickboxing, a não ser as já citadas. E não existem outras cores de listras na faixa Preta para identificar o Dan, a não ser a listra branca.
Não se deixe enganar!
A graduação no Kickboxing da WAKO não permite nenhuma outra variação.
Vamos seguir trabalhando para elevar o nosso esporte a patamares cada vez mais altos e, sempre, lutando pela moralização e ética profissional.
Juntos somos bem mais fortes! Oss
Fonte: Fabiana Almeida – Departamento de Comunicação da FKBERJ