carro

Foto/Divulgação

Deixar o carro exposto ao sol pode danificar, envelhecer e acelerar sua decomposição. Isso ocorre pois a luz solar emite raios infravermelhos (IR) e ultravioleta (UV), e essas radiações têm esse efeito nos componentes orgânicos, como plásticos, fibras sintéticas e tintas. Ou seja, podem afetar várias partes do carro que passa muito tempo no sol. Sabendo disso, separamos algumas dicas para você cuidar bem do seu veículo e minimizar esses efeitos. 

Existem alguns procedimentos de limpeza e mudanças de hábitos que podem preservar as partes plásticas e metálicas do seu carro, além de cuidar da pintura do seu automóvel. 

Sempre na sombra

A primeira dica é sempre deixar o carro na sombra. Afinal, para a pintura, o pior horário para o carro ficar exposto é entre 10h e 15h. Neste período específico, a luz natural traz mais raios ultravioleta, e isso acelera o envelhecimento dos componentes do veículo.

Não significa que os raios infravermelhos (IR) antes das 10h da manhã e depois das 15h seja mais ameno. Porém, ele tem maior incidência na decomposição de partes plásticas e de borrachas do seu carro. Então, é importante manter o carro sempre na sombra.

Isolamento

Películas nos vidros podem diminuir a sensação de calor no interior do veículo. Até mesmo o protetor aluminizado que normalmente é vendido nos semáforos serve para proteger o para-brisa, pois ele acaba refletindo os raios solares.

Além da radiação, quando o carro fica no sol por muitas horas, ele pode chegar a registrar temperaturas de até 80 graus Celsius. Esse efeito “panela de pressão”, em conjunto com os raios solares UV e IR, afetam diretamente os materiais plásticos do painel e das portas. Isso porque, com o tempo, eles acabam ficando ressecados e rígidos.

Hidratação plástica

Por fim, uma outra maneira de proteger as partes plásticas, tanto dentro quanto fora do carro, é fazer uma limpeza e hidratação regulares. Para isso, basta utilizar um pano seco para tirar a poeira das peças e depois passar um outro pano úmido à base de água e sabão neutro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *