“Este ano a cidade comemora 450 anos e escolhemos como tema O Futuro é agora porque estamos preparando tudo com muito carinho e verificando todos os pontos de atenção com mais de duas pessoas para que tudo dê certo . Queremos que todos curtam bastante e que curtam com cuidados . Estamos realizando a festa com muito cuidado . A vistoria faz parte deste cuidado. Vai ser uma festa muito bonita na nossa cidade. Estamos caprichando com a participação de diversas secretarias e órgão públicos para que todos possam ter tranquilidade, vibrar com a chegada do ano novo”, disse o prefeito Axel Grael.
Todas as balsas estarão ancoradas a 500 metros da faixa de areia. Cada uma delas terá a bordo dois técnicos para qualquer eventualidade. As balsas estão sendo equipadas no estaleiro Dialcar, na Ilha da Conceição.
Cada cor do espetáculo pirotécnico vai representar um desejo para 2023: branco simbolizando a paz e a fé; o vermelho, amor; azul, saúde; amarelo, energia; lilás, reflexão; rosa, alegria; e verde, equilíbrio. Figuras como corações, flores e constelações, entre outras, darão um toque todo especial ao céu.
A Prefeitura de Niterói preparou um espetáculo de cerca de 15 minutos com fogos de baixo estampido. A ideia é oferecer um show bonito de luzes, formas e cores, mas também respeitar a diversidade de pessoas e animais que possuem algum tipo de sensibilidade a sons. Os fogos serão de 65 dbA, que significa menos que um secador de cabelo (78 dbA) ou mesmo um liquidificador (85 dbA).
“Pelo segundo ano consecutivo a gente vai usar fogos de baixo estampido no réveillon. Sabemos da importância dos fogos para essa celebração, mas é importante observar o bem-estar de pessoas que não estarão na praia e que podem ser afetadas pelo barulho. Então, vamos trabalhar com fogos de até 65 decibéis, e essa medição representa menos que um liquidificador ligado na nossa casa. É um barulho que a gente considera baixo, mas que a gente espera que possa ser reduzido ainda mais com o avanço da tecnologia nessa área“Temos uma população festeira, mas temos que preservar as pessoas acamadas, nos hospitais, os idosos, as crianças, incluindo as do espectro autista, e os animais. A celebração tem que ser boa para todos, é preciso pensar na coletividade”, afirma o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento.
Durante o espetáculo, as balsas estarão ancoradas depois da arrebentação. As balsas estão sendo equipadas no estaleiro Dialcar, na Ilha da Conceição.
Além das praias de Icaraí e Itaipu, haverá queima de fogos em Santa Rosa, no monumento à Nossa Senhora Auxiliadora; na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Professora Marilza da Conceição Rocha Medina, na comunidade Vila Ipiranga (Fonseca) e no Parque Esportivo e Social do Caramujo.
A festa de Réveillon é uma organização da Prefeitura de Niterói por intermédio da Neltur e conta com o patrocínio da Águas de Niterói para o show pirotécnico. O público esperado é de 250 mil pessoas em Icaraí. A Neltur faz um apelo ao público para não levar quaisquer tipos de instrumentos cortantes e bebidas como garrafas e taças de vidro para evitar acidentes nas orlas de Icaraí e de Itaipu, onde estarão concentrados o maior número de pessoas.
Shows – O palco que está sendo montado na Praia de Icaraí terá uma programação cultural variada com início às 18h com show da Banda Bicho Solto. Na sequência, se apresentam a Banda Faixa Etária, o cantor João Gabriel e a Escola de Samba Unidos da Viradouro. Lulu Santos encerra a noite ao ritmo de famosas canções como Assim Caminha a Humanidade, Toda Forma de Amor, Como uma Onda e Tempos Modernos.
Cerca de 2 mil pessoas vão trabalhar no Réveillon de Niterói, incluindo guardas municipais, agentes de trânsito, médicos, enfermeiros, equipe de montagem do palco, produção dos shows, garis, entre outros profissionais. O planejamento do Réveillon foi feito com a participação dos órgãos da Prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Serviço: ‘Réveillon Niterói 450 Anos – O futuro é agora’
Data: 31 de dezembro de 2023
Local: Praia de Icaraí
Horário: A partir das 18h
Programação cultural
18h – Banda Bicho Solto
19h50 – Banda Faixa Etária
21h40 – João Gabriel
23h30 – Escola de Samba Unidos do Viradouro
Meia noite – Queima de fogos
00:20 – Lulu Santos