Cinco antivirais contra covid já foram aprovados no Brasil
Um novo remédio contra a Covid-19 foi anunciado esta semana. Graças aos bons resultados dos estudos clínicos, o molnupiravir, antiviral de administração oral, será submetido à avaliação de órgãos reguladores em todo o mundo. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela aprovação e pelo controle dos remédios para comercialização e uso no Brasil, vai avaliar a segurança e a eficácia do novo fármaco. Até agora, já são 5 tratamentos contra a doença aprovados no Brasil. Desses, 4 são anticorpos monoclonais e 1 é antiviral. O monulpuravir se enquadra no segundo grupo.
Os anticorpos monoclonais são aqueles produzidos em laboratório para combater antígenos específicos, ou seja, os corpos estranhos que entram no organismo e causam alguma enfermidade. Medicamentos com essa tecnologia atuam impedindo que o vírus penetre nas células humanas.
Já os antivirais interrompem o processo infeccioso, de replicação do vírus. No caso do monulpiravir, por exemplo, o medicamento se insere em algumas partes do material genético do Sars-CoV-2, causando uma mutação. Essa mutação faz com que o vírus não se multiplique e impede que a pessoa evolua para fases mais avançadas da doença.