unnamed

Há cinco anos, Saquarema recebe o maior festival de surfe e cultura praia da América do Sul. Foto/Divulgação: Thiago Diz

De 12 a 20 de abril, Praia de Itaúna (RJ) recebe o maior evento de surfe e cultura ao ar livre da América do Sul, com três competições da WSL, skatistas de elite e atrações musicais. Entre as atarções do REMA Sounds estão Oriente, Di Bob e Emmano, além de bandas locais. Atração internacional será anunciada em breve

 

 Maior festival de surfe e cultura praiana da América do Sul, o REMA (Rua, Esporte, Mar e Arte), vai agitar a Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), a partir deste sábado, 12 de abril, com uma programação que mistura competições de surfe de alto nível, skate com atletas da Seleção Brasileira e medalhista olímpico, shows e muitas atividades – tudo gratuito e no cenário de natureza paradisíaca da praia certificada com o selo Bandeira Azul.  

Em sua 5ª edição – a primeira com a expansão para um festival litorâneo sob o nome REMA – o festival possui três pilares: o REMA WSL Saquarema Surf Festival, o REMA Skateboarding Challenge e o REMA Sounds.  

Além de acompanhar de perto a elite do surfe e do skate park brasileiro, curtir shows incríveis, inclusive com atração que promete surpreender muitos o evento é uma oportunidade para os cariocas aproveitarem o feriadão de Páscoa na capital nacional do surfe, com uma programação que vai agitar Saquarema ao longo da semana. Confira abaixo alguns dos destaques do evento:
 

Surfe: primeiro QS 6.000 da temporada da WSL reúne a elite do surfe latino-americano
 

Foto/Divulgação: Thiago Diz

 

O REMA WSL Saquarema Surf Festival dá a largada ao primeiro Qualifying Series 6.000 pontos da temporada 2025/2026, válido para o ranking de acesso ao Challenger Series. Além do QS, haverão as etapas do Pro Junior e do Longboard Pro, com igualdade de premiação entre homens e mulheres.  

Entre os surfistas confirmados estão os brasileiros Phil Rajzman (tricampeão mundial de Longboard), Jadson André, Silvana Lima, Lucas Vicente (campeão em 2024), Laura Raupp (campeã em 2024), Tainá Hinckel (campeã em 2023), Sophia Medina (campeã em 2021), Michael Rodrigues e jovens promessas como Rickson Falcão e Ryan Kainalo. Mas os estrangeiros chegam em peso em busca da glória, com nomes como os das peruanas Sol Aguirre, Daniella Rosas (2022) e Arena Rodriguez, dos argentinos Franco Radziunas e Vera Jarisz, do venezuelano Francisco “Lolo” Bellorin e do chileno Reimundo Berry, que prometem uma disputa muito acirrada nas ondas de Itaúna.  

“Trata-se de um grande evento feito para uma cidade acostumada e pronta para realizar campeonatos de surfe e oferecer o melhor do entretenimento às pessoas, sempre com uma recepção calorosa da população. Saquarema é o único local do mundo a realizar três eventos organizados pela WSL”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, que completa: “Esse é o primeiro QS da temporada e vale 6.000 pontos, uma boa chance para aqueles que almejam estar no Challenger Series 2026. Além disso, o evento é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da modalidade, regional e nacionalmente.”   

Skate: Skatistas da Seleção Brasileira de Skate Park são destaques da modalidade no evento
 

Foto/Divulgação: V3A

 

O skate chega muito bem representado à mini ramp do REMA Skateboarding Challenge, que acontece neste fim de semana, 12 e 13 de abril. Pedro Barros, Luigi Cini, Isa Pacheco e Dora Varella comandam a festa, que terá formato inovador e a presença de grandes nomes como Lucas Xaparral, Nilo Peçanha, Felipe Foguinho, Jonny Gasparotto, Ricardo Dexter e André Mariano, além dos skatistas locais Ryan Bonato e Pedro Marchi.  

O público também terá oportunidade de mostrar o seu talento no skate no Best Trick Open, que recebe a galera no dia 19 na Casa REMA. Já as crianças dos projetos sociais Viver + Saquarema e Saqua Skate School terão aulas ao longo do evento, nutrindo ainda mais seus potenciais.  

O skate encerra suas atividades no dia 20, com o REMA Local Sesh Open, que vai receber skatistas locais e convidados para uma competição em formato Jam Session ordenada na pista oficial do evento.  

Músicas e atividades agitam a semana
 

Oriente é uma das atrações culturais que vão agitar Saquarema  durante o festival
Foto/Divulgação: Oriente Produções

 

Para celebrar a cultura praiana de Saquarema, o REMA Sounds traz à cidade uma programação com muita música e cultura para o público. Entre os nomes já confirmados que marcam presença no palco do evento estão Oriente, Di Bob e Emmano, além de bandas locais, DJs e um grande nome da surf music, que irá agitar a cidade e será anunciado em breve.  

Os shows são realizados no Palco Praya da Casa REMA, o hub de atividades culturais e palestras do evento localizado na Praia de Itaúna, onde o público vai encontrar atrações todos os dias do evento. De debates importantes, atividades lúdicas e interações, é aqui que o pessoal se encontra depois das competições.  

“Queremos que o REMA seja um festival em celebração à cultura do surfe e à cultura e lifestyle praianos. A Casa REMA representa esse espaço de troca, onde a música, a educação e a vivência local se encontram. Ter artistas como Oriente e Dibob, que têm identidade forte com a cultura da praia, reforça o que somos: um movimento que mistura mar, rua e propósito”, destaca Nathalia Harry, Head de marca do REMA.  

Para ficar por dentro de todas as novidades do REMA, confira o Instagram oficial do festival. 

O REMA apresenta WSL Saquarema Surf Festival em memória a Léo Neves, junto à Prefeitura de Saquarema e tem patrocínio da Cerveja Praya, Rip Curl e Monster Energy Drink, com apoio da Ocean Drop e Viação 1001. Com parceiros institucionais como a Feserj (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro), ASS (Associação de Surf de Saquarema) e CT Léo Neves; e parceiros de mídia como Surfguru, Flamboiar, Waves, Canal Woohoo, Rádio Portal Costa do Sol FM e o portal Saquarema da Informação. Com realização da 213 Sports/V3A, o WSL Saquarema Surf Festival é licenciado pela WSL Latin America.
 

Fotos/Divulgação

Sobre o REMA – Apresentado pela Prefeitura de Saquarema e realizado pela 213 Sports/V3A, o evento homenageia Léo Neves e evoluiu para o REMA (Rua, Esporte, Mar e Arte), unindo surfe, skate e música em um grande encontro ao ar livre. Com competições de alto nível, incluindo o QS 6000, Pro Junior e Longboard Pro, o festival oferece igualdade de premiação entre homens e mulheres e atrai atletas da elite mundial. A novidade para esta edição é a ampliação das atividades, com a competição de skate agora acontecendo em dois dias, além de uma programação diversificada de ações artísticas e educativas. A parceria com a Prefeitura de Saquarema segue fortalecida, estimulando a economia local e o turismo, além de apoiar jovens surfistas da região com vagas exclusivas. Em 2025, o REMA também destaca a sustentabilidade, com a certificação internacional de Bandeira Azul e ações para preservação ambiental durante o evento.   

Sobre a V3A – União de talento, criatividade e inovação. Estes elementos formam o DNA da V3A, uma empresa que se destaca nos mercados de live marketing (On Demand) e projetos proprietários (Ventures). Com sedes em São Paulo e Rio de Janeiro, a V3A possui uma trajetória marcada pelo reconhecimento do mercado, com dezenas de prêmios conquistados e a realização de centenas de projetos, campanhas e ações para clientes de diversos setores da indústria, como Petrobras, L’óreal, Globo, entre outros. Além de sua expertise em live marketing, a divisão de Ventures, transforma insights em propriedades intelectuais desenvolvendo eventos proprietários que geram novas oportunidades para marcas e consumidores. São mais de 10 projetos em crescente ascensão nos mercados de esportes, e-sports, música e cultura, como o World Trail Races – WTR (esportes outdoor), TRITON (triathlon), R.E.M.A – antigo Saquarema Surf Festival (surfe), SLS Brasil (skate), Prêmio eSports Brasil – PEB e o Multiplatform eSports Games – MEG (e-sports), Living Books (cultura) e Lapa pela Lapa (música), entre outros.   

Sobre a WSL – A World Surf League (WSL) é a casa do surfe competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surfe e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação. Para mais informações, visite o WorldSurfLeague܂com.

 Fonte: Marcelo Affini, Mércia Suzuki e Eduardo Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *