400475234_872625420986402_5737760886088256897_n

Um protesto que aconteceu na sexta-feira (10) no Shopping Plaza, em Niterói, contra a loja C&A por ato de racismo despertou a atenção, e deu destaque à Comissão Da Alerj De Combate ao Racismo. Justamente no mês dedicado à conscientização negra, o professor Ubaldino Raimundo Pereira, de 72 anos, da rede pública estadual, relata ter vivenciado um triste episódio de racismo na última sexta-feira (3), enquanto visitava a loja C&A no Plaza Shopping Niterói.

Professor Ubaldino Raimundo Pereira, um educador experiente que leciona Filosofia e Sociologia há mais de 30 anos para estudantes do ensino médio em Niterói, descreveu a situação com indignação, destacando a persistência do segurança que o seguiu até o provador. A justificativa dada pelo segurança, de que estava apenas cumprindo seu trabalho, não condiz com a realidade. Diante disso, Ubaldino Raimundo Pereira tomou a decisão de registrar o caso na Delegacia de Combate aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). O professor Marcos Santana, que leciona no Estado e Município do Rio, conhece Raimundo e disse que seu colega é uma pessoa educada e esbanja simpatia. “É inadmissível que casos como este ainda aconteçam em nosso Brasil. Somos um País de muita miscigenação, de várias raças e etnias. Não cabe espaço para isso em nossa sociedade onde todos tem que se respeitar, abominamos qualquer tipo de preconceito, seja ele qual for. Esta é a bandeira que sustento e levo adiante, tanto para meu alunos em sala de aula, quanto para as pessoas que convivem comigo. Xô racismo, xô preconceito”, declarou o professor Marcos Santana, que se solidariza com seu colega.    

DEPUTADO PROFESSOR JOSEMAR REALIZA COMISSÃO DA ALERJ DE COMBATE AO RACISMO

 O deputado estadual Professor Joasemar esteve no protesto em Niterói, e disse que não vai cruzar os braços. O parlamentar vai intensificar ainda mais seu trabalho contra o racismo, uma das ações será a realização da Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que será nesta segunda-feira (13/11). “Estaremos realizando audiência pública para debater o racismo na educação e formas de combate às discriminações. Caso como esse que aconteceu com o Ubaldino Raimundo, que também é professor, não podem mais se repetir”, destaca o deputado, que é o presidente da Comissão. A reunião será às 14h, no auditório do 21º andar do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense, com transmissão ao vivo pelo Youtube Alerj Digital.

O o deputado estadual Professor Josemar (PSol)

“Precisamos debater a importância da educação antirracista e por que as leis que preveem o ensino oficial da história e cultura afro-brasileira não são cumpridas no estado. Outra questão é a falta de investimentos em instituições governamentais de combate ao racismo, por total falta de atenção das autoridades. Esse descaso dos governantes contribui para a perpetuação do racismo. É nossa função cobrar essas medidas”, explicou o deputado Professor Josemar (PSol).

DECLARAÇÃO DO SHOPPING PLAZA

Através de sua administração declarou que “O Plaza Niterói repudia qualquer ato de discriminação e informa que a abordagem relatada não corresponde às práticas do shopping nem reflete seus valores. Ressaltamos que o shopping tem um olhar atento a questões de diversidade e inclusão, promovendo frequentemente ações efetivas em suas operações.”

 

DECLARAÇÃO DA LOJA C&A

 “Em relação ao caso relatado, a companhia apura minuciosamente o ocorrido para o rápido esclarecimento dos fatos e tomará as medidas cabíveis, caso seja necessário”, disse a C&A informando ainda que “tem um compromisso público e atua diariamente para combater a discriminação e o preconceito seja ele racial, homoafetivo, de gênero, etário ou contra qualquer outro grupo. Como sabem que o racismo é uma questão estrutural, a C&A e o Instituto C&A trabalham com organizações sociais para promover ações afirmativas, que colaborem para mudar esse cenário. Como o respeito às pessoas e à diversidade fazem parte dos nossos valores, realizamos frequentemente treinamentos com nossos funcionários para um atendimento adequado a todos os clientes”, diz a nota na íntegra.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *