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Com o tema “Palavras que ecoam mudanças: a literatura como prática antirracista”, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, na manhã desta quarta-feira (27/11), a culminância do projeto literário focado na educação antirracista para os alunos da rede municipal de ensino. As ações aconteceram no ginásio da Escola Municipal Antônio Alves Vianna, no Apolo 2, e envolveu diversas unidades escolares do município.

 

O evento contou com exposições e apresentações de alunos de 12 escolas da rede municipal, que abordaram o tema por meio de produções escritas e artísticas.

O Secretário Municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, destacou a relevância de estimular práticas antirracistas nas escolas.

 

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“Esse projeto da Sala de Leitura promove mudanças por meio de uma educação antirracista, utilizando a literatura como ferramenta para o respeito às diferenças. A proposta é levar essa reflexão aos nossos alunos, para que entendam que são as diferenças que nos tornam humanos e nos ajudam a construir uma sociedade mais plural e respeitosa”, afirmou o secretário.

A programação contou com exposições de bandeirões com produções literárias dos alunos, além de entrevistas que evidenciaram os processos desenvolvidos ao longo do projeto. Também ocorreram apresentações artísticas de dança, poesias, leituras e apresentações na Língua Brasileira de Sinais (Libras), abordando questões de inclusão e valorização das diferenças.

A coordenadora da Sala de Leitura, Heloísa de Souza, ressaltou a importância e os avanços trazidos pelo projeto, que atua em 14 unidades escolares do município.

 

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“Estamos cumprindo a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade de se trabalhar a cultura afro-brasileira, negra e africana nas escolas. Por muito tempo, essa cultura foi silenciada e negligenciada, e nosso projeto busca, por meio da literatura, resgatar essa história e dar voz a um povo que construiu a riqueza e a identidade do nosso país”, explicou Heloísa.

O projeto Sala de Leitura envolve 14 escolas municipais e conta com a participação de 18 professores articuladores. Esses profissionais são responsáveis por orientar os trabalhos literários e promover rodas de conversa, incentivando a reflexão sobre os temas propostos. Cada unidade escolar tem autonomia para escolher o texto literário que irá trabalhar, sempre relacionado ao tema do semestre.

O diretor da Escola Municipal Antônio Alves Vianna, que sediou o evento, Daniel Figueiredo, destacou a importância da iniciativa para a escola e para os alunos.

“Este projeto se conecta diretamente com o trabalho da escola, que também aborda temas como sustentabilidade. A educação antirracista é um processo contínuo e profundo, que exige reflexão constante por parte de alunos e professores. Estamos muito felizes em receber a Secretaria e abrir as portas da nossa escola para compartilhar os trabalhos e produções dos nossos estudantes”, afirmou o diretor.

Vale destacar que o projeto Sala de Leitura aborda dois temas principais ao longo do ano. No primeiro semestre, os alunos trabalharam questões ambientais, e no segundo semestre, o foco é a educação antirracista.

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