
Foto/Divulgação: Alerj
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (14/05), em primeira discussão, o Projeto de Lei 1.923/23, de autoria da deputada Verônica Lima (PT), que declara o Parque das Ruínas, localizado no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. A medida ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário.
O Parque das Ruínas é o que resta do antigo Palacete Murtinho Nobre, uma construção histórica erguida entre 1898 e 1902 e que foi residência de Laurinda Santos Lobo, uma importante figura da sociedade carioca e mecenas das artes. Laurinda era conhecida por promover encontros culturais que reuniam personalidades como Villa-Lobos, Tarsila do Amaral e Isadora Duncan, transformando o local em um ponto de efervescência cultural nas décadas de 1920 e 1930.
Na justificativa do projeto, a deputada Verônica Lima destacou que “o Parque das Ruínas é um símbolo da riqueza histórica e cultural do Rio de Janeiro, além de representar a memória de Laurinda Santos Lobo e sua contribuição para o desenvolvimento das artes no Brasil”.
Fonte: Alerj