
Foto/Divulgação: Alerj
O profeta e líder religioso Jesus de Nazaré, conhecido como Jesus Cristo, poderá ser considerado guardião do Estado do Rio. A determinação é do Projeto de Lei 5.738/22, de autoria da deputada Tia Ju (REP), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (06/05), em primeira discussão. A medida ainda precisa passar por uma segunda votação na Casa.
Principal figura religiosa dos cristãos, Jesus é considerado mensageiro e filho de Deus por essas religiões. Segundo dados do Censo de 2010, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os cristãos representam 86,8% da população brasileira, sendo que os católicos são 64,6% e os evangélicos são 22,2%. Tanto a data tida como o nascimento de Jesus (Natal), 25 de dezembro, quanto sua morte e ressurreição, conhecida como Páscoa e comemorada em data móvel, são feriados nacionais.
“É incontestável que o Estado do Rio de Janeiro precisa muito ser guardado por aquele que se dispôs a entregar a própria vida para nos salvar”, declarou Tia Ju. A proposta determina que o Executivo realize solenidades e preste as honras anualmente a Jesus Cristo.
Fonte: Alerj