Recuperação da estrutura de água existente e inclusão na tarifa social vão levar mais saúde e dignidade para os moradores
O programa de atendimento itinerante chamado Vem Com a Gente (VCG) da Águas do Rio, está atuando no Morro do Querosene, na cidade de São Gonçalo, para integrar ao sistema de distribuição de água cerca de 500 imóveis. O trabalho dos agentes do VCG está recuperando a estrutura existente na localidade, implantando redes de distribuição e realizando novas ligações, o que vai beneficiar 1.500 pessoas que passarão a receber água tratada sem oscilações.
Luisa de Marilac tem visto as equipes atuarem nas vielas do morro onde mora há oito anos. “Era uma dificuldade a nossa situação. A partir de agora vai ser uma benção, porque a Águas do Rio vai cuidar de tudo para a água chegar na casa da gente”.
Além dos serviços operacionais, os funcionários vão cadastrar as famílias na tarifa social. “Vamos ter água de qualidade por um preço que podemos nos organizar para pagar”, diz Luiza.
“Nossa meta é realizar os reparos necessários na rede de distribuição, sanar os vazamentos, e conectar todos os imóveis para que recebam um produto de qualidade. E conscientizar a população sobre os problemas que as ligações irregulares trazem tanto para a segurança do sistema quanto para o cliente. Quem está irregular fica suscetível ao desabastecimento, infringe a lei e pode contaminar a rede e prejudicar a todos. Por isso, estamos regularizando as ligações e disponibilizando a tarifa social para que todos tenham acesso a esse bem essencial para a saúde”, explica o coordenador do VCG Marcos Santos.
Após a comunidade do Querosene, o programa vai atuar nos morros do Couro Come e da Piranha, no município.
Foto/Divulgação
Em São Gonçalo, o programa já chegou em dez comunidades, realizando mais de 25 mil novas ligações de água, atendendo em torno de 100 mil pessoas.